Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Ameaça de ex-aluno motivou Aguinaldo Silva a criar outra sinopse para faixa nobre da Globo

O autor Aguinaldo Silva

Autor de novelas que escreve compulsivamente, inclusive abastecendo site próprio e redes sociais, Aguinaldo Silva tem agora não uma, mas duas sinopses criadas para o horário nobre da Globo.

Em meio à ameaça de um dos ex-alunos de seu curso de roteiros, figura que mantém o anonimato ao reivindicar crédito de coautor em sua próxima novela (“O Sétimo Guardião”), o escritor acabou criando uma segunda opção de trama para a faixa das 21h na Globo.

“No meio desse negócio todo, acabei fazendo uma segunda sinopse”, revelou, quase como quem narra o que tomou no café da manhã, nos bastidores da gravação do programa “Persona Em Foco”, na TV Cultura, na tarde da última terça-feira.

Embora essa informação não tenha feito parte da entrevista gravada, Aguinaldo fala sobre suas duas sinopses no texto publicado nesta quarta em seu site, o Aguinaldo Silva Digital.

De todo modo, o que segue em andamento na Globo é mesmo “O Sétimo Guardião”. Lilia Cabral, aguardada para um dos papéis, foi a entrevistada do programa nesta quarta, 2, e aproveitou sua presença na TV Cultura, no dia da gravação, para também avisar Aguinaldo que está esperando pelo “Sétimo Guardião”.

Marina Ruy Barbosa, igualmente escalada para a novela de Aguinaldo, ainda resiste em ser convocada para outra produção e também pode aguardar pela novela do autor.

Antes de adiar a novela de Aguinaldo do primeiro para o segundo semestre de 2018, a direção da Globo ofereceu ao autor a opção de trocar o diretor Rogério Gomes, o Papinha, escalado para a função, por outro profissional. Aguinaldo recusou. Disse que preferia esperar. É que Papinha dirige também “A Força do Querer”, atualmente no ar, e teria de emendar um trabalho no outro, sem o descanso necessário, para se dedicar já à pré-produção de “O Sétimo Guardião”.

Eentre uma produção e outra, o horário teria apenas a novela de Walcyr Carrasco, “O Outro Lado do Paraíso”, dirigida por Mauro Mendonça Filho, que começa a ser gravada agora, no Tocantins. O adiamento de “O Sétimo Guardião” resultou na antecipação da novela de João Emanuel Carneiro, que sucederia Aguinaldo em 2018, e consumou-se aí a troca de uma história por outra na fila das nove.

Ao mesmo tempo, o adiamento de “O Sétimo Guardião” não deixa de ser um bom negócio para que a Globo ganhe tempo e elimine a ameaça criada pelo tal ex-aluno. Com o auxílio do departamento jurídico da Globo, Aguinaldo e seus representantes têm coletado assinaturas em documentos que registram, por parte de cada ex-aluno, o reconhecimento do autor como criador da história. O curso que gerou a controvérsia começou inclusive com uma proposta de desenvolver um argumento de novela antiga (“O Outro”). No caso do folhetim inédito, outros ex-alunos da mesma turma defendem que o autor chegou à sala de aula com um argumento definido e que e que a criação da sinopse não lhes cabe.

 

Em tempo: Aguinaldo respondeu, com riqueza de detalhes, a todas as perguntas feitas durante o programa “Persona em Foco”, do qual tive o prazer de participar, ao lado do jornalista José Armando Vanucci e de Atílio Bari, apresentador do título. O entrevistado revelou episódios históricos e detalhes que justificam uma trajetória de grandes êxitos. No momento, Aguinaldo é dono das maiores audiências em reprise na TV, com “Senhora do Destino” em sua segunda reapresentação no “Vale a Pena Ver de Novo”, e “Tieta”, no canal Viva, recordista de ibope no histórico do horário no canal.

Ainda sem data para ir ao ar, a conversa traz histórias de seus tempos como repórter e muitos episódios de bastidores da TV, causas e efeitos, incluindo o caso “Roque Santeiro”, escrita por ele a partir de um bloco de capítulos iniciado por Dias Gomes, autor do argumento original. Mas esse será assunto para um outro post.

 

Aguinaldo Silva e Cristina Padiglione durante a gravação do “Persona Em Foco”. Foto do ator José Negreiros, presente na plateia

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione