Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Atenção da Globo à Bahia, palco da nova novela, coincide com vitórias da Record na região

Beto Falcão (Emílio Dantas) nas ruas de Salvador, na nova novela da Globo

Há pouco mais de um ano, com liderança apertada em Belém do Pará, a Globo fez da região a sede de sua novela das nove, então “A Força do Querer”. Embora tenha negado que a escolha tivesse algo a ver com a necessidade de dar mais atenção à capital paraense, em razão da boa performance de audiência da Record por lá, não deixou de ser uma estratégia bastante conveniente: o lugar certo na hora certa.

O mesmo ocorre agora em Salvador, palco de “Segundo Sol”,novela de João Emanuel Carneiro que estreou nesta segunda-feira.

Entre 7h e 18h, a Record chega a ganhar da Globo por 1 pontinho de audiência. É pouco? É. Mas, considerando a folga com que a Globo navega no país todo, só a derrota já é uma tragédia. Entre 7h e 21h, a diferença se reduz um tiquinho, mas mesmo assim ainda paira vantagem para a Record.

Na faixa a seguir, e a novela “Segundo Sol” faz parte disso, a gangorra se inverte completamente e a Globo passa a vencer pelo restante da noite. Ainda assim, a diferença é bem menor do que no eixo Rio-São Paulo. “Apocalipse”, por exemplo, marca 13 pontos, ante 31 da Globo, na média do mês de abril (e vamos lembrar que em abril, a Globo exibia ainda a bombada “O Outro Lado do Paraíso”, em sua reta final, com seus melhores índices.

A Bahia é tudo de bom e, ao contrário de Belém e de Palmas ou Jalapão, não é cenário inédito em novela da Globo. Mas que a escolha pelo solo de Jorge Amado, a essa altura do campeonato, veio bem a calhar, isso veio.

Some a isso uma série de mudanças que a Globo tem operado na filial de Salvador, a fim de estancar as perdas de audiência para a concorrência ao longo do dia. Até uma profissional da Record na TV Itapoã, Jéssica Senra, foi contratada pela Globo Bahia para apresentar o “Bahia Meio Dia”, que perde sistematicamente para o “Balanço Geral”.

Haja axé. É tempo de agradar os baianos.

 

Leia também: Romance atropelou nova malvada favorita (Adriana Esteves) na estreia de ‘2º Sol’

Público acomodado com redundância de Carrasco encontra um João Emanuel ‘quase infanto juvenil’

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione