Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Atores cobram SBT dividendos por novela exportada, mas emissora se diz vítima de ‘pirataria’

Raymundo de Souza, Carlo Briani, Miriam Pirez e Dênis Derkian em "Meus Filhos, Minha Vida"

Vinte e dois atores da novela “Meus Filhos Minha Vida”, produzida pela TVS Canal 4, emissora mais tarde nominada SBT, formaram um grupo para cobrar a rede de Silvio Santos os pagamentos por direitos de imagem referentes à venda do folhetim ao exterior, valor que eles alegam jamais terem recebido.

Questionado sobre o assunto pelo TelePadi, por meio de sua assessoria de imprensa, o SBT informa que é tão vítima da situação quanto o elenco, já que a novela não consta em seu catálogo de vendas. “A emissora esclarece que a novela não está em nosso catálogo de venda internacional  e não temos os direitos de comercialização. Portanto  o SBT não vendeu esta obra. A emissora está sendo prejudicada, assim como os atores. O material deve ser pirata, ou seja, de um mercado paralelo, do qual o SBT não faz parte”.

O Departamento Jurídico do SBT  está analisando  a possibilidade de  interpelar  as empresas que estão usando indevidamente conteúdos que foram  produzidos pela emissora.

Produzida entre 1984 e 85, a novela tinha autoria de Ismael Fernandes (morto em 1997 e no grupo representado por sua mulher, Joana Cosmo), Henrique Lobo e Crayton Sarzy, com direção de Antonino Seabra e Jardelo Mello (no grupo representado por seu filho Marcos Paulo Coutinho Melo).

Após algum tempo amigos que moram fora do país e outros em viagem informaram ao ator Denis Derkian terem visto a novela na Alemanha, França, Itália e Líbano, entre outros países. Não faz muito tempo, a novela foi exibida novamente na Itália, como atesta revista apresentada por um dos protagonistas, que, aliás, mora naquele país.

No canal de Denis Derkian no YouTube, há até um trecho da novela dublado em italiano:

Ninguém recebeu por isso e, pior, o SBT alega a eles que não vendeu a novela.

Além de Derkian e dos já citados, o time reúne Raymundo de Souza, Carlo Briani, Arlete Montenegro, Paulo Hesse, João Signorelli, Sonia de Paula, Helena Ramos, Bruno Giordano, Claudio Curi, Célia Coutinho, José Parise Jr., Nancy Galvão, Nyrce Levi, Maria Yuma, Inez Fernandes, Gessy Fonseca e Daliléa Ayala.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione