Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Audiência jovem cresce acima da infantil durante a quarentena: a MTV que o diga

O realtiy de pegação De Férias com o Ex tem temporada inédita na gaveta, pronta para estrear em maio/ Divulgação

A audiência da MTV Brasil cresceu 81% desde 16 de março, quando começou o isolamento social a valer no Brasil. No Youtube, os vídeos do reality “De Férias com o Ex Brasil”, maior sucesso do canal e, não raro, líder em audiência na TV paga em seu horário, geraram mais de 17,4 milhões de visualizações na segunda quinzena de março.

Pelo mapeamento dos canais da Viacom, que incluem ainda o Comedy Central e a Nickelodeon, é possível mensurar o peso da audiência jovem no crescimento da TV desde que o isolamento social teve início nesses tempos de Covid-19. Este é um segmento que  em boa parte já havia abandonado o hábito da TV linear, ainda mais entre as classes A e B, maior fatia da TV paga, com relevância acima das crianças, que mesmo com acesso a tablets e internet, não estavam tão fora assim da TV linear, visto que não tinham as mesmas possibilidade de dar os seus rolês fora de casa ou de promover festas por conta própria, atividades ausentes da agenda dos jovens no momento.

O Comedy Central cresceu 36% no prime time (18h à 1h) entre espectadores de 18 a 49 anos, alimentados pelas maratonas da faixa “Rir em Casa é o Melhor Remédio”.

A televisão teria todos os motivos para estar festejando tanta gente em volta da tela, não fosse pela crise econômica evidente gerada pela pandemia: muitas empresas tiveram de reduzir sua produtividade e muitos consumidores perderam poder de compra em razão de um faturamento menor das empresas. Sem gente circulando por aí, o comércio, por mais que se esforce por compras online, também veem seus cofres emagrecerem. A Covid-19 é aquela pedrinha jogada no meio do lago, reverberando em círculos os problemas a partir de seu epicentro.

Mesmo assim, é possível acreditar que vários segmentos continuarão anunciando e muita gente, por razão de sobrevivência, continuará consumindo, aposta o gerente geral da ViacomCBS Brasil Maurício Kutait.

“Estamos para estrear uma nova temporada de ‘De Férias com o Ex’, que já está toda vendida [para anunciantes] e acabamos de lançar a segunda temporada da série do [Fábio] Porchat, ‘Homens’. Num momento em que poucos têm conteúdo inédito a apresentar, a gente traz novas produções e tem tido boa receptividade de anunciantes”, conta ele, para ânimo de um cenário também em busca de soluções.

Ainda do grupo Viacom,o Paramount Channel foi o canal da ViacomCBS que mais ganhou audiência durante a quarentena, crescendo 83% nas últimas duas semanas.

Convém lembrar que todos estão com sinal aberto para toda a base de assinantes, o que reforça a chance de crescimento.

Entre as crianças de 4 a 11 anos, todas em casa, mesmo com aulas online, a audiência dos canais infantis cresceu 34%, com destaques para  “Bob Esponja”, “Henry Danger” e “The Thundermans”.

Kotait ainda tem esperanças de gravar uma nova edição do Acústico MTV este ano, produção de grande sucesso da antiga MTV aberta, que finalmente foi retomado no ano passado, com Tiago Iorc. “Estamos para fechar o contrato, mas podemos inclusive pensar em um formato sem plateia, se for o caso, reinventando o programa”, antecipou ao TelePadi.

Já os realities de pegação que fazem tanto sucesso terão de esperar a pandemia passar para produzir novas temporadas, mas ainda há um bom estoque de cenas inéditas para entreter a plateia e fazê-la lembrar de como era bom celebrar a vida em grupo, nem que fosse com o(a) ex.

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Cristina Padiglione

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