Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Canal Viva alcança vice-liderança na TV paga da faixa nobre

Adriana Esteves e Du Moscovis em 'O Cravo e a Rosa', vista um zilhão de vezes no 'Vale a Pena Ver de Novo' e mais uma vez bem-sucedida agora, no Viva/Divulgação

Sempre há um séquito de saudosistas que contesta as seleções de novelas feitas pelo Viva, mas a verdade é que o canal atingiu uma audiência histórica em 2019 – 54% acima do ano anterior – alcançando sua melhor posição no ranking e tornando-se o segundo canal mais assistido da TV paga no horário nobre, das 19h à 1h. O dado foi noticiado nesta terça pelo noticiário online Tela Viva.

Além disso, a marca teve o maior crescimento percentual em audiência, share (participação entre os televisores ligados), alcance e tempo de permanência no Top 10 de canais pagos dos primeiros quatro meses deste ano.

As novelas da temporada no canal são líderes da TV paga em seus horários principais e alternativos de exibição.

De Walcyr Carrasco, “O Cravo e a Rosa”, um hit que já provou seu inesgotável fôlego no “Vale a Pena Ver de Novo”, lidera em seus dois horários de exibição, já tendo alcançado mais de 7,5 milhões de telespectadores diferentes. A obra ainda conquistou o título de melhor novela entre o seu histórico no horário nobre. Ainda segundo o Tela Viva, “Terra Nostra” já impactou mais de 7,2 milhões de telespectadores diferentes, e “Porto dos Milagres”, 9,1 milhões.

Acrescente a isso os programas de humor. “A Grande Família”, atualmente compilada também para uma faixa de revival na TV aberta, é o segundo programa mais assistido no ranking da TV por Assinatura durante sua exibição principal em 2019, tendo alcançado mais de 8,3 milhões de telespectadores diferentes.

Outra coisa forte no Viva, e até por isso mencionei os seguidores que contestam e dão pitaco nas escolhas de novelas do canal, é o engajamento provocado por essas novelas e programas do passado nas redes sociais. Os títulos provocam a criação de personagens icônicos no Twitter, com direito a dados que mexem com a memória afetiva do público. E é esse valor que o Viva tenta “vender” ao mercado publicitário.

Foi no Viva também que nasceu um dos projetos de maior sucesso entre as parcerias combinadas entre Globo e Globosat. A “Escolinha”, Nova Geração, sob o comando de Bruno Mazzeo no papel que foi do pai, como Professor Raimundo, já vai para sua quinta temporada e ninguém quer que acabe.

Elenco da Escolinha Nova Geração, em sua 5ª temporada/Divulgação

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