Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Carcereiros’ terá versão inédita em filme longa-metragem

Rodrigo Lombardi é Adriano, protagonista de 'Carcereiros' / Ramon Vasconcelos/Divulgação

Inspirado no livro de Drauzio Varella, “Carcereiros”, a série, mescla depoimentos reais com ficção. O projeto previa, desde o início, um documentário em longa-metragem, ainda em produção.

Agora, um novo derivado do título se junta ao seu pacote: um filme de ficção para estrear nos cinemas em 2019. Não se trata, como já aconteceu com outros produtos da TV Globo, de uma reedição do que já foi produzido para as temporadas da série, mas sim de uma história inédita, relatada pelo arco dramático de um longa-metragem. A direção está nas mãos de José Eduardo Belmonte, que assina também a direção da série, e a produção une, mais uma vez, as grifes Globo (via GloboFilmes) e a Gullane.

O assunto fez parte da conversa de um dos encontros promovidos pelo Fórum da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em roda que contou com o próprio Drauzio, o diretor Belmonte, Fernando Bonassi (um dos roteiristas da série) e Caio Gullane, sócio da produtora Gullane, que realiza a série e o filme.

O longa mantém Rodrigo Lombardi como protagonista.

Nas duas temporadas já gravadas, Belmonte conta mais de 500 participações especiais.

Com sua segunda temporada pronta, mas ainda exibindo na TV a metade dos primeiros 15 episódios, “Carcereiros” terá a nova safra novamente disponibilizada antes pelo Globo Play, plataforma de video on demand (VOD) da Globo. Uma terceira temporada já está em fase de produção de roteiros.

Paralelamente a todo esse processo, o documentário em longa-metragem sobre o mesmo foco vem sendo desenvolvido por Fernando Grostein e Pedro Bial.

Completamente excluído do raso debate de ideias que dominou a campanha eleitoral para a presidência, o sistema prisional no Brasil merece holofotes porque beira o caos, exigindo reflexão e reformas. Dito isso, o que não faltam são assuntos para estender “Carcereiros” por várias temporadas e narrativas.

Vida longa ao título.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione