Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Caymmi manda lembranças pelo acervo da SescTV

Imagem do documentário 'Dê Lembranças a Todos', com remissão ao mar, cenário sempre presente na obra do baiano / Divulgação

O documentário “Dê Lembranças a Todos”, dirigido pelos irmãos Fábio Di Fiori e Thiago Di Fiori, abre, na noite desta sexta (6) um pacote de programação especialmente dedicada a Dorival Caymmi, em homenagem à música brasileira. O filme entrará no ar às 23h e ficará então disponível no site da SescTV para ser visto sob demanda.

No doc, amigos e profissionais que conviveram com Dorival Caymmi relembram sua vida e a construção de sua trajetória como um ícone da cultura brasileira. Em 94 anos de vida, o baiano antou, comôs, escreveu e pensou a Bahia, sendo um dos maiores representantes daquele Estado, ao lado de Jorge Amado.

A lista em tributo a Caymmi se estende com o Musical Família Caymmi, os programas Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil, com Dori Caymmi, e dois Compactos –depoimentos curtos, em que Danilo e Alice Caymmi relembram momentos de suas carreiras, e as influências que definiram suas obras. A apresentação será no formato de interprograma, entre os intervalos da programação, em vídeos de até 4 minutos, que também estão disponíveis no Canal do YouTube do SescTV.

Todas as obras da programação especial Caymmi passam a integrar a grade do Sesc TV a partir de maio e também estarão disponíveis sob demanda no site do canal.

No Musical Família Caymmi, com participação dos três filhos de Dorival e sua mulher, Stella Maris, Danilo Caymmi comenta como começou a se unir musicalmente com Dori quando tinha 12 ou 13 anos: aprendeu a tocar flauta com Levi Siqueira e passou a tocar com o irmão. “Cada um descobriu seu instrumento e papai também recebia João Gilberto, o Trio Irakitan, Tom Jobim e a gente tinha acesso a esses músicos”, conta Dori, no programa que vai ao ar a partir do dia 7, às 10 horas.

O musical traz belos duetos: Dori e Nana interpretando “Dora” e “Só Louco”, e Danilo e Nana cantando “Vamos Falar de Teresa”. Os três irmãos se unem em “Marcha dos Pescadores”.

Já em Passagem de Som, no dia 8, às 21 horas, com direção de Carlos Zen, é apresentado o compositor e cantor Dori Caymmi, filho do meio que revela traços de sua influência artística e referências herdadas por sua tradição familiar. Ao comentar sobre as influências do pai, não tem como fugir do mar, assunto muito presente em toda a obra de Caymmi.

O episódio traz fotos de família e Dori relata que a natureza brasileira lhe serve como forte fonte de inspiração. Mesmo morando nos Estados Unidos, Dori tem o Brasil como referência mais forte, permitindo-se influenciar por jazzistas como Miles Davis e John Coltrane, sem perder de vista as cordas de Baden Powell e João Gilberto.

Outra participação na obra é a do saxofonista e flautista Teco Cardoso, que conta a sua grande admiração pela família Caymmi, com direito a ensaios para um show instrumental.

Na sequência do Passagem de Som, o Instrumental Sesc Brasil, também com Dori Caymmi, sob direção de Max Alvim e Carlos Zen, exibe o show gravado no Sesc Consolação em 4 de fevereiro de 2013, com interpretações de composições conhecidas como as versões instrumentais para “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, e “Você já foi à Bahia”, de Dorival Caymmi, além de músicas próprias e em parceria com Paulo César Pinheiro.
Por fim, os vídeos do programa Compacto, que tem dois episódios com cerca de quatro minutos, um com Alice Caymmi e outro com Danilo Caymmitraz músicos e compositores brasileiros para contar histórias de suas carreiras.

A cantora e compositora carioca Alice, neta de Dorival Caymmi e filha de Danilo Caymmi, comenta suas principais referências sonoras, uma mistura de pop, rock e música brasileira. No episódio do arranjador, cantor, compositor e flautista Danilo Caymmi, ele relembra sua trajetória e parceria com Tom Jobim.

Nada mau. Programe-se:

Especial Caymmi

Estreia – ‘Dê lembranças a todos’
Direção: Fábio Di Fiori e Thiago Di Fiori
Documentário. Brasil, 2018, 73 min.
Classificação indicativa: 10 anos.
Sob Demanda: Sexta, 6/5
TV Linear: Sexta, 6/5, 23h; Terça, 10/5, 1 hora

 

Musical Família Caymmi – 2014 – TV: sábado, 10 horas
Diretor: Cói Beluzzo
Classificação Indicativa: Livre
7/5, sábado, 10 horas
9/5, segunda, 12 horas
10/5, terça, 8 horas
13/5, sexta, 7 horas

 

Passagem de som. Dori Caymmi – 2013 – TV: Domingos, 21h.
Diretor: Carlos Zen
Classificação Indicativa: Livre
8/5, domingo, 21 horas
9/5, segunda, 16h30
10/5, terça, 9h30
11/5, quarta, 11 horas
12/5, quinta, 13 horas
14/5, sábado, 14 horas

 

Instrumental Sesc Brasil. Dori Caymmi – Sob Demanda: no canal do YouTube e site do Instrumental Sesc Brasil. TV Linear: Domingos, 21h30.
Diretores: Max Alvim e Carlos Zen
Classificação Indicativa: Livre
8/5, domingo, 21 horas
9/5, segunda, 17 horas
10/5, terça, 10 horas
11/5, quarta, 11 horas
12/5, quinta, 13 horas
14/5, sábado, 14 horas

 

Compacto — Alice Caymmi, Danilo Caymmi
Diretor: Max Alvim
Classificação Indicativa: Livre
Data e Horário: O programa será exibido no formato de interprograma, entre os intervalos da programação de maio, em vídeos curtos, e o conteúdo também pode ser acessado no canal do YouTube do SescTV.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione