Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Cena de ‘Malhação’ lança campanha pela valorização do Ensino Público

Ângelo Antonio apresenta a campanha em cena de 'Malhação: Viva a Diferença'. Foto de Marília Cabral/TV Globo

Ei, você aí que tanto critica o Ensino Público no Brasil, mas não faz nada além de bater no poder público, que não dá a mínima para o assunto, mobilize-se: esse é o recado da campanha nacional que a Globo lança nesta quarta, 28, durante o capítulo do dia de “Malhação: Viva a Diferença”.

Na reta final da temporada que mexeu com o assunto como nunca antes aconteceu em novela no Brasil, a campanha “Você é o público da Escola pública” será apresentada pela primeira vez em uma cena entre Ângelo Antônio e Ana Flávia Cavalcanti: Luís, personagem dele, exibe para a diretora do colégio público Cora Coralina, interpretada por ela, o primeiro filme da campanha de valorização à educação pública.

A ideia é mobilizar a sociedade por uma educação pública de qualidade, envolvendo  educadores, alunos, familiares e comunidade.

É este mesmo filme que passará a ir ao ar nos intervalos da programação e em outras plataformas.

“Se queremos um dia ser um país mais decente, temos de cuidar desse sistema”, defende o autor da trama, Cao Hamburger. “A sociedade como um todo tem que abraçar, defender, valorizar a escola pública. É o único caminho! Todos os países que hoje são considerados desenvolvidos, um dia fizeram a lição de casa: priorizaram a força e a qualidade do ensino público”, conclui Hamburger.

A iniciativa conta com renomadas parcerias de instituições há tempos dedicadas a essa bandeira, como o Unicef, a Fundação Roberto Marinho, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Associação Nova Escola, a Organização Cidade Escola Aprendiz e Todos pela Educação.

Em uma etapa posterior, a campanha contará com depoimentos de quem construiu sua trajetória na escola pública, que hoje concentra cerca de 80% dos alunos e dos professores da Educação Básica de todo o país, de acordo com dados do Censo Escolar de 2017.

A causa tem como base de apoio um trabalho muito sólido realizado pela área de Responsabilidade Social da Globo, comandada por Beatriz Azeredo, que o TelePadi vem acompanhando atentamente.  Testemunhei inclusive uma série de gravações em estúdio de depoimentos de pedagogos, professores em sua maioria, sobre iniciativas que tiveram grandes resultados a partir de ações muito pessoais.

São exemplos que mostram o quanto é possível melhorar o cenário escolar, sem esperar pela boa vontade de governantes e afins. Esses depoimentos estão disponíveis nas plataformas de redes sociais da Globo e são tão bons, que mereciam ganhar mais espaço nos intervalos da própria Globo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione