Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Com fórum, atividades e mostra competitiva sobre conteúdo infantil, festival comKids toma São Paulo

'Irmão do Jorel', animação brasileira exibida pelo Cartoon Network está no festival

Com cerimônia de abertura na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, São Paulo recebe mais uma edição do Festival comKids Prix jeunesse Iberoamericano. Até domingo, dia 20, uma programação engajada, feita de exibições de filmes, programas para TV e internet, debates, workshops e mostra competitiva promete contemplar profissionais dos ramos de educação e audiovisual, com alcance para o público em geral. As sessões estão distribuídas entre Instituto Goethe, Sesc Consolação, Espaço Itaú de Cinema e Cinemateca Brasileira.

É preciso fazer inscrição para todos os encontros, pelo site www.comkids.com.br, onde consta também toda a programação do evento.

MOSTRAS DE VÍDEOS DURANTE O DIA E DEBATES DE NOITE-  GRÁTIS

Terça-feira, dia 15 – 20hs – Conversa comKids –  O poder das narrativas: as histórias que fazem pensar, questionar e transformar.

Quarta-feira, dia 16 – 20hs “Minha Vez“- A sessão especial “Minha Vez” é resultado de um desafio feito a produtores nacionais para contar histórias de jovens brasileiros pela a ong holandesa Free Press Unlimited, em parceria com o Midiativa/comKids. Dois projetos foram selecionados e os filmes “Kunumi, o raio nativo” e “Respeito”, até agora inéditos, poderão ser vistos em première no Festival. Os protagonistas dos curtas, Werá o adolescente indígena que luta em prol dos guaranis, e Kayllane a menina que virou símbolo de resistência contra a intolerância religiosa estarão presentes no dia da exibição

Quinta-feira, dia 17- 19hs – “Encontro com EBS, Coreia” e “Japan Prize” – Uma visão da produção infantojuvenil coreana
Sessão de exibição de filmes e conversa com representantes do mercado asiático de produções audiovisuais voltadas ao público infantil.  O encontro contará com a presença de Hyunsook Chung, produtora-executiva sênior do canal EBS (Korean Education Broadcasting System), a maior rede de TV pública e educativa da Coreia do Sul; e de Yuki Yoshida, secretária-geral adjunta do Japan Prize, a premiação internacional dedicada a conteúdos de mídia educativa realizada pela rede pública de TV japonesa NHK.

WORKSHOPS COM ESPECIALISTAS  – mediante taxa de inscrição.

Workshop 1 – Maleta Prix Jeunesse Internacional
Kirsten Schneid  Coordenadora do Festival Prix Jeunesse Internacional
Sábado, dia 19 de agosto – das 9h às 13h, Cinemateca Brasileira
Tradução disponível
A Maleta Prix Jeunesse Internacional é uma ferramenta de treinamento que leva ao mundo todo a criatividade e a postura desafiadora do festival de mesmo nome. Traz consigo inovadoras e seletas obras inscritas no evento ao longo de sua trajetória. A mostra é montada a partir de temas específicos, oferecendo também debates e formação. A atividade tem como público-alvo profissionais de audiovisual e mídia, educadores, pesquisadores e pais.
Kirsten Schneid, nascida na Alemanha, estudou Ciências Políticas em Munique e em Jerusalém (Israel). Foi estagiária em mídia impressa e em televisão na Bavarian Broadcasting Corporation e na Springer News Service. Trabalhou como correspondente estrangeira em Israel para Catholic News Agency (KNA). Em 1995, juntou-se à Fundação Prix Jeunesse e organiza o Festival Prix Jeunesse Internacional a cada dois anos. Coordena e conduz práticas formativas para especialistas com as Maletas Prix Jeunesse e iniciativas de formação do olhar para crianças.

Workshop 2 – Entrevistas com crianças e casting infantil
Free Press Unlimited e Wadada, notícias para crianças
Sábado, dia 19 de agosto, das 14h30 às 17h, Cinemateca Brasileira
Em inglês e espanhol – sem tradução
Com Jan-Willem Bult (Holanda), produtor e realizador de programas de TV e editor-chefe da rede internacional de noticiários infantis “Wadada, News for Kids”, e Aldana Duhalde (Argentina), produtora de TV e diretora de conteúdo do “Alta Noticia”, noticiário dirigido a crianças do canal Pakapaka.
Free Press Unlimited, fundada em 2011, a Free Press Unlimited trabalha com o direito à informação e ao amplo acesso e distribuição de notícias verdadeiras, imparciais e confiáveis, contando para isso com boas fontes. Baseada em Amsterdã, Holanda, e com caráter não governamental, a Fundação conta com uma equipe de 44 profissionais, além de muitos parceiros e voluntários. Presente em mais de 36 países, a equipe coordena diversos projetos incluindo programas dedicados a crianças e jovens.
 Wadada, News for Kids Entre as várias iniciativas da Free Press para crianças e adolescentes, está Wadada, News for Kids. É uma rede de notícias dedicada a crianças, por meio de linguagem amigável. O projeto hoje circula em diferentes países do mundo todo, incluindo alguns em situação de guerra ou zonas de conflito.

Workshop 3 – Oficina de bolso
Realização de um filme de animação com celular e objetos
Domingo, 20 de agosto, das 10h às 13h, Espaço Itaú de Cinema – Augusta
Para além do conhecimento da técnica da animação, o objetivo deste workshop é a formação e a informação sobre as potencialidades artísticas e criativas do telefone celular, normalmente apenas associado à utilização lúdica.
Fernando Galrito, nascido em Portugal, é fundador e diretor artístico do Monstra – Festival de Animação de Lisboa e da Monstrinha, festival voltado a escolas e famílias. Formado em antropologia com pós-graduação em comunicação, cultura, tecnologias da informação, performance e animação Leciona animação, imagem em movimento, experimentação e projetos interdisciplinares variados. Realizador de filmes de animação, documentários e curtas, atua como professor convidado em diversas universidades e é também oficineiro de cinema de animação para jovens e professores.

 

Promovido a cada dois anos, o encontro ibero-americano é uma realização do Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, Goethe-Institut São Paulo e Sesc SP, em parceria institucional com a Fundação Prix Jeunesse Internacional e com a concepção da Singular, Mídia & Conteúdo.  BRAVI, Apex-Brasil e SPCine apoiam o Festival.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione