Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Programado pela Globo News, documentário ‘Médicos Cubanos’ terá sessão no Cinesesc

Odalis Lopez, nascida em Guantanamo, é uma das personagens enfocadas no filme / Reprodução

Em boa hora, chega à tela do Cinesesc, em São Paulo, na noite desta segunda-feira, 26, o documentário “Médicos Cubanos”, dirigido por Paulo Markun e Sérgio Roizenblit. Em dezembro, ainda em data a definir, o filme estará na Globo News.

Não se trata de nada parecido com aquelas edições especiais da Discovery ou do “Globo Repórter”, produzidas em duas ou três semanas para pegar carona em algum grande acontecimento. Longe disso.

“Médicos Cubanos” está em produção há mais de três anos e sua apresentação não poderia acontecer em momento mais oportuno. Ainda sob o calor dos debates em torno da saída desses profissionais do Programa Mais Médicos, por motivação de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, o filme conta a história do programa cubano que tem cerca de 50 mil profissionais médicos trabalhando em 65 países – o que garante, financeiramente, 15% do PIB da ilha.

Para contar essa história, os diretores seguiram três personagens pelo mundo, acompanhando sua jornada profissional e pessoal: Odalis Lopez, nascida em Guantânamo; Félix Baex, cubano; e o venezuelano Oscar Alonso.

Para o jornalista e escritor Paulo Markun, “reduzir a ação dos cubanos médicos no mundo a três personagens é um risco”. “Mas foi o caminho que encontramos para apresentar as várias facetas dessa história”.

O programa Mais Médicos trouxe para o Brasil mais de 8 mil médicos cubanos, que passaram a atuar em centenas de municípios em vários estados do país.

SESSÃO NO CINESESC
Hoje, segunda-feira, 26/11, às 20h30
Entrada franca
Rua Augusta, 2075

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione