Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Confira os 20 canais pagos mais vistos de 2020

Vanessa Gerbelli e Bruna Marquezine em 'Mulheres Apaixonadas', em cartaz no Viva / Divulgação

Abaixo, listamos os 20 canais mais vistos da TV paga no Brasil em 2020. Pela primeira vez em sua história de dez anos, o Viva alcançou o primeiro lugar absoluto, considerando que este ranking soma as 24 horas do dia e os 365 dias do ano no PNT (Painel Nacional de TV) mensurado pela Kantar Ibope. O resultado representa a soma das 15 regiões de maior consumo do país computadas pelo instituto.

Em 2019, o Viva ficou em 2º lugar e o SporTV em 1º.

A GloboNews teve o melhor resultado de sua história, chegando à vice-liderança no ano, lembrando que entre março e junho, nos primeiros meses do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o canal foi líder em audiência na TV por assinatura.

Os canais infantis Discovery Kids e Cartoon Network, que por ano disputaram a liderança da TV paga, ficaram em 3º e 4º lugares.

No quesito infantil, merece atenção o bom posicionamento do Gloob, canal infantil do Grupo Globo e caçula entre as emissoras dirigidas a crianças. É relevante o fato de ter ultrapassado a Nickelodeon, do grupo Viacom, em 2019, e ter mantido a média do ano anterior.

Outro ponto fora da curva no ano que passou é a presença do SporTV, normalmente entre os cinco mais vistos e líder em 2019, agora apenas em 8º lugar. Considerando que passamos mais da metade do ano sem competições, isso já mereceria um troféu.

O Multishow ganhou alguns degraus. E a CNN Brasil, que tão bem performou para um canal que acaba de chegar, não aparece entre os 20, mas convém lembrar que ela só entrou em cena na metade de março.

Nos últimos 20 anos, o Discovery Kids foi o canal que por mais tempo esteve na primeira posição da TV paga, fruto de uma programação que arrasta também muitos adultos para a frente da tela, já que é dirigido a crianças em idade pré-escolar e atrai também os pais dos pequenos.

A perda de posição do Cartoon e da Discovery Kids pode estar mais associada ao avanço do streaming do que os canais dirigidos a adultos, lembrando que a maioria dos serviços pagos no sistema de VOD não tem publicidade.

Eis a lista dos 20+

  • Viva – 0,31%
  • Globonews – 0,26%
  • Discovery Kids – 0,23%
  • Cartoon Network – 0,23%
  • Discovery Channel – 0,21%
  • Universal TV – 0,18%
  • Megapix – 0,18%
  • SporTV – 0,17%
  • AXN – 0,16%
  • Discovery Home & Health – 0,16%
  • Gloob – 0,15%
  • Multishow – 0,15%
  • TNT – 0,15%
  • Nickelodeon – 0,14%
  • FOX Channel – 0,13%
  • Space – 0,13%
  • Warner – 0,11%
  • Telecine Pipoca – 0,1%
  • Telecine Action – 0,09%
  • TNT Séries – 0,09%

 

Em 2020, 1 ponto correspondia a 260.558 domicílios e a 703 mil indivíduos, 13 mil a menos do este ano.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione