Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Coprodução brasileira independente concorre ao Emmy jornalístico

Imagem do documentário 'The Cleaners'

Além da Globo, que concorre a prêmios em duas categorias na 40ª edição do News & Documentary Emmy, na noite desta terça (24) em Nova York, um documentário com assinatura brasileira da produtora Grifa Filmes também leva o Brasil ao evento.

Filmado na Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Filipinas, Indonésia e Turquia, “The Cleaners” é um documentário investigativo sobre os “limpadores” das redes sociais e traz depoimentos de ex-executivos de empresas como Facebook, Twitter e Google, de defensores da liberdade de expressão e de pesquisadores, que comprovam como os conteúdos das redes sociais afetam todo o mundo.

A produção contou com recursos do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e Ancine para o canal Play TV. A direção é da dupla de alemães Moritz Riesewieck e Hans Block, com produção executiva dos brasileiros Fernando Dias e Mauricio Dias, da Grifa, e Christian Beetz, da produtora Gebrueder BeetzFilmproduktion.

“The Cleaners” figurou também na lista de pré-indicados para concorrer ao Oscar na categoria de documentários em 2019 e conquistou o prêmio “Prix Europe”, de Melhor Documentário Europeu em 2018, e de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Moscou.
Os sócios Fernando Dias, Maurício Dias e Tatiana Battaglia, cabeça da área internacional da produtora, participarão da cerimônia no Lincoln Center, em Nova York. The Cleaners concorre na categoria Documentário de Ciência e Tecnologia (Outstanding Science and Technology
Documentary).

A Globo concorre em outras duas categorias, jornalísticas, pela cobertura da morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, e pela reportagem “Onze Dias na Coreia do Norte”. Estão em Nova York, para a ocasião, Tadeu Schmidt, Renata Ceribelli, o diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, o diretor de Jornalismo do Rio de Janeiro, Vinícius Menezes, o diretor do ‘Fantástico’, Bruno Bernardes, o editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, a apresentadora do Jornal da Globo, Renata Lo Prete, os repórteres Paulo Renato Soares e Álvaro Pereira Júnior, além do produtor Leslie Leitão.

Documentários distribuídos em 2018 concorrem em 49 categorias no Emmy News & Documentary, iniciativa da The National Academy of Television Arts & Sciences (NATAS). A lista completa de todos os indicados está em www.emmyonline.tv

O evento não terá transmissão direta pela TV, mas, como todo final feliz, deveremos ver imagens da premiação a partir dos vencedores, que filmam o pódio para depois distribuir a cena.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione