Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Criado em 2020 pelo Universal TV, Dia da Série cresce e aparece

Cena da série 'Chicago Med': série teve melhor audiência histórica este ano/Divulgação

Ficar em 5º lugar no ranking anual de TV paga, nos dias de hoje, é um êxito e tanto para um canal que se alimenta de séries e filmes, produtos cada vez mais consumidos no ambiente sob demanda. No acumulado do ano de 2020, o Universal TV abocanhou essa posição na TV por assinatura do Brasil, sendo líder no seu segmento. As quatro vagas anteriores foram do Viva, GloboNews, Discovery Kids e Cartoon Network.

Seis das dez séries mais assistidas na TV paga no calendário passado estão na grade de programação do canal, algumas delas, como as da franquia “Chicago”, alcançaram a liderança durante a exibição de seus episódios inéditos.

A performance, aliada a estratégias de marketing para manter o canal em alta, motivou a criação do Dia da Série, invenção do Universal, abrigado sob o chapéu da NBCUniversal, que no Brasil é uma parceria com o Grupo Globo e inclui também as marcas Studio Universal, SyFy e Amo Séries (no YouTube).

“A gente tem Dia dos Namorados, Dia da Pizza, Dia da Terra, e as séries estão nesse movimento muito bom, um boom de consumo, mas não existia um dia pra celebrar esse conteúdo”, lembra Gabriel Williams, gerente de Marketing e Produto da NBCUniversal, em conversa com o blog.

“Então pensamos em criar uma data comemorativa pra celebrar esse conteúdo, e lançamos o dia da série. Que dia? Refletimos e pensamos: por que não na data que tem a noite mais longa do ano, o solstício do inverno? Aproveitamos esse gatilho e escolhemos o 20 de junho como a data que viria a ser o dia para celebrar o Dia da Série”, conclui.

No ano passado, o Universal TV conseguiu a melhor colocação do ano com a programação especial do #DiaDaSérie, ficando em 4º lugar no horário nobre (das 19h à 1h).

Nas redes sociais, a ação integrada aconteceu no Twitter, Instagram, TikTok e Facebook. Mais de 13 milhões de pessoas foram impactadas com conteúdo do próprio canal e de um time de influenciadores especialistas em séries ao longo de uma semana. No Instagram, foram mais de 1 milhão de interações do público, entre curtidas, cliques e comentários. O filtro produzido para especialmente para os Stories, “Que Série me Representa?”, foi baixado mais de sete mil vezes.

Essa extensão de público se reverbera com êxito na audiência do canal, que quer manter este ano o 20 de junho como referência para a celebração, agora estendendo as comemorações por toda uma semana e maratonas a perder de vista. A iniciativa envolverá também outros canais da NBCUniversal na América Latina.

“A gente lançou esta data muito mais para ser um movimento de toda a indústria, convidamos outras marcas, inclusive concorrentes, como a FOX e outros canais lineares e GloboPlay. Nossa ideia é lançar como data fixa e que não fique reconhecida só como uma data promocional do Universal TV. A gente quer que o mercado inteiro celebre essa data.”

A iniciativa de abraçar a concorrência e com isso fortalecer a própria sintonia envolve ainda uma turbinada no site Amo Séries, que ganha cara e fôlego novo. Segundo Williams, o canal, que já engloba conversas e informações sobre produções de outras marcas, estenderá seu conteúdo para filmes, reality shows, Oscar e outras premiações do audiovisual.

“A ideia é ser um canal informativo, mas queremos ampliar o foco e amplificar o nosso alcance, sendo mais democrático”, conta. O propósito é abrir as portas para um público que ainda não consome esse canal do youtube e tem interesses como showbizz e reality.

A produção do Amo Séries está nas mãos da produtora Genko, do apresentador e empresário Michel Arouca, atual responsável pela apresentação do Oscar e do Emmy na TNT, do grupo WarnerMedia.

“No Amo Séries, desde sempre se falou sobre séries concorrentes para que se tenha ali um ambiente, não é para ser um canal promocional. A gente queria que ele tivesse uma audiência própria, vídeos específicos nossos, mas por que não ‘Walking Dead’, por que não ‘A Casa de Papel’, da Netflix?”

Em 2021, o Universal TV se mantém bem na foto da audiência: em janeiro, novos recordes foram alcançados com a estreia das novas temporadas de “Chicago Med”, “Chicago Fire”, “Chicago P.D.”, “Law & Order: SVU”, “FBI” e “FBI: Most Wanted”.

Dos seis episódios que foram exibidos desde a estreia, todas as séries ficam em 1º lugar no ranking da TV por assinatura, no segmento Filmes & Séries.

Entre os investimentos deste ano, o grupo mira ainda no Universal+, com o lançamento da marca em outros serviços de streaming, além da recente inclusão no Globoplay. O Universal+ é uma extensão da programação dos canais Universal TV, SYFY e Studio Universal para honrar a opção de vídeos sob demanda solicitados pelo assinante.

 

 

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Cristina Padiglione

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