Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Dança das cadeiras: Erick Bretas assume Globoplay no lugar de João Mesquita

O novo executivo do Globoplay

Nome que figurava entre os altos comandos do jornalismo da Globo, Erick Bretas foi até o Vale do Silício há pouco menos de dois anos e, depois de um mergulho naquele universo de novas mídias, tecnologia. geeks e afins, está de volta.

Para celebrar a sabedoria de seu executivo, a Globo lhe entregou de volta o comando do GloboPlay, plataforma de streaming que vinha sendo dirigida por João Mesquita, ex-Telecine e um dos executivos mais exemplares do grupo. A Globo informa apenas que Mesquita deixou a empresa, sem sequer se dar ao trabalho de rascunhar aquelas linhas de agradecimento pelos serviços prestados e de boa sorte nos novos rumos.

De origem portuguesa, Mesquita foi responsável pela expansão dos canais Telecine e pela nova fase do Globoplay, iniciada há quase dois anos. Merecia bem mais que uma frase lacônica nesse comunicado.

O fato foi tratado como surpresa para todos, inclusive produtores que desenvolvem trabalhos para a plataforma de streaming da Globo. Há coisa de dez dias, durante a inauguração do MG4, novo complexo de estúdios da Globo no Rio, encontramos Mesquita entusiasmado com a ampliação do parque de entretenimento do grupo e com as próximas séries a serem entregues pelo serviço.

Pena. Como ex-diretor da Rede Telecine, Mesquita tinha um trânsito muito bom com os grandes estúdios internacionais e conhecia os meandros das negociações para a importação de séries e filmes.

A troca de um por outro, enaltecendo o mergulho do diretor regresso no Vale do Silício, indica que a Globo vai priorizar a área de TI (Tecnologia da Informação) em detrimento do conteúdo.

João Mesquita, executivo que deixa o Grupo Globo, após expandir a rede Telecine e a plataforma de streaming

Diz a nota da emissora:

“Uma das mais importantes iniciativas do Grupo Globo em sua estratégia de se aproximar cada vez mais do público brasileiro, o Globoplay volta a ser comandado por Erick Bretas. O executivo, responsável pelo lançamento do serviço de streaming em 2015, o reassume, acumulando suas responsabilidades com a direção do Hub Globo Silicon Valley, que vinha liderando desde o final de 2017.

‘Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo, qualificando-o para apoiar a Globo de forma ainda mais relevante na nossa estratégia atual. O Globoplay é uma das mais importantes iniciativas do Grupo Globo em sua estratégia de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro e um dos pilares do portfólio de produtos direct to consumer’, declarou Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo em comunicado interno.

Erick Bretas substitui João Mesquita, que deixou a empresa. O Globoplay é a maior plataforma de streaming brasileira, que reúne originais Globoplay, além filmes e séries internacionais renomados, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. Em 2018, o serviço adicionou mais de 100 produções nacionais e internacionais ao seu catálogo, que também conta com produções do canais Globosat e toda a programação da TV Globo, permitindo que o assinante possa acessar a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2019″

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione