Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Dica aos presidenciáveis: série sobre ensino bacana ganha 2ª temporada no Futura

Brasil entra no mapa desta 2ª temporada com uma escola pública de Manaus e outra, internacional, em Curitiba. Exemplos incluem Barcelona e Israel: estreia nesta quinta, 16
Estreia hoje no canal Futura a 2ª tempoada de “Destino: Educação”, série com 13 episódios, com produção da Cinegroup, sobre escolas com metodologias inovadoras ao redor do mundo. A ideia é traçar um panorama do que vem sendo feito em escolas de outros países para, oxalá, inspirar educadores, pais e governantes brasileiros, a fim de tentar melhorar a situação aqui.
Aí está um bom programa para candidatos a cargos do legislativo e do executivo, principalmente à presidência da República, nas eleições que vêm aí. Anotem: 21h, no Futura.
E nem vale dizer que boa educação só funciona com economia bem sucedida. A série traz também exemplos de ensino público bem sucedido dentro do nosso país. Duas equipes viajaram pelo Brasil e outros dez países durante cinco meses para fazer 12 documentários de uma hora sobre cada escola. O 13º episódio é um compilado de toda a temporada.
O episódio de estreia mostra uma escola pública na periferia de Manaus, a Escola Municipal Waldir Garcia, em que as crianças fazem trabalhos integrados com os moradores da comunidade e onde há alunos vindos do Haiti e Venezuela, além de moradores de origem indígena.
A temporada também reserva espaço a uma escola internacional (com aulas em inglês e alunos fluentes no idioma) na zona industrial de Curitiba. Há a escola totalmente democrática no interior de Israel, em que os alunos fazem votação para decidir sobre qualquer assunto e podem demitir professores e até o diretor. Há a escola para crianças que surgiu com espaços em contêineres, em Barcelona, e a escola no meio da mata em Bali, na Indonésia, além de outras em Väatsa (interior da Estônia), Pulheim (interior da Alemanha, onde há refugiados sírios), Canadá, Estados Unidos (escola mantida pela Oracle, bem no campus da empresa no Vale do Silício), Argentina, Peru e Austrália.
Com produção de João Fernando, a série tem exibição semanal, sempre nas noites de quinta-feira, pelo canal Futura.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione