Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Diretor da Globo será anfitrião da festa que celebra o 50º Emmy Internacional

O diretor da TV Globo e afiliadas Amauri Soares / Divulgação

Diretor da TV Globo e Afiliadas, Amauri Soares foi convidado pela Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão, em Nova York,  a presidir a cerimônia de gala que marca a 50ª edição do Emmy Internacional, este ano. Os indicados em 15 categorias serão anunciados nas próximas horas, antes que setembro termine, e a festa de entrega está marcada para 21 de novembro, em Nova York.

Como de praxe, os competidores somam apenas produções feitas para a TV fora dos Estados Unidos, e de língua não-inglesa produzido para a TV americana.

“Amauri é parte essencial na programação da TV Globo e do crescimento estratégico geral do grupo no Brasil e no mundo há 35 anos”, elogiou o presidente e CEO da International Academy of Television Arts & Sciences, Bruce Paisne, na newsletter da academia. “Ele é um excelente jornalista, radialista e executivo que fez muitas contribuições para a Academia Internacional, e estamos orgulhosos de tê-lo como nosso Gala Chair de 2022”, completa.

Amauri endossa: “O Emmy Internacional é a principal plataforma global de excelência na televisão internacional. E como a academia é uma comunidade de profissionais de televisão, foi muito gratificante saber que o convite para fazer o discurso de 50 anos do Emmy partiu de colegas, de gente do mundo inteiro que faz o mesmo que eu, o que torna a ocasião ainda mais especial pra mim. É uma honra presidir a cerimônia nesta importante edição de 50 anos, e tenho orgulho de dizer que a Globo faz parte disso desde o início”.

O brasileiro presidirá as homenagens da noite em que a Academia apresentará dois prêmios especiais. Ava DuVernay, diretora, escritora e produtora de cinema, receberá o “International Emmy Founders Award”, e Miky Lee, vice-presidente do CJ Group e fundadora do CJENM – o principal estúdio de cinema e televisão da Coreia, será contemplada com o “International Emmy Directorate Award”.

Embora a Globo tenha longa história no Emmy –o primeiro prêmio veio em 1976, quando Roberto Marinho foi contemplado como Personalidade Mundial–, foi Amauri Soares quem estreitou as relações entre a academia e o grupo Globo durante o período em que exerceu a função de diretor executivo da Globo Internacional. Isso se deu justamente ao longo de seu expediente em Nova York, onde ficou por cinco anos, a partir de 2002, e onde nasceu seu filho, Felipe, com Patrícia Poeta. 

Em 2003, tornou-se membro do board da Academia Internacional de Televisão.

Na TV Globo desde 1987, tendo passado um breve período no SBT –foi diretor do cultuado “Aqui Agora” por seis meses–, Amauri Soares foi chefe de redação do Fantástico, editor-chefe do Jornal Nacional e diretor de jornalismo da Globo em São Paulo antes de se mudar para Nova York, em 2002. Na volta dos Estados Unidos, trabalhou como braço direito de Octavio Florisbal, ex-diretor geral da Globo, até ser nomeado como diretor de programação da emissora pelo sucessor de Florisbal, Carlos Henrique Schroder, em 2013.

Há dois anos, com toda a reestruturação ocorrida no Grupo Globo e o fim do nome GloboSat para denominar os canais pagos do grupo, Amauri se tornou diretor da TV Globo, tendo pouco tempo depois abraçado também a função de comando das afiliadas da Globo.

A Globo é também há anos uma das patrocinadoras do Emmy, tendo este ano as companhias da Ay Yapim, Ernst & Young, MIP, Sofitel e Variety.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione