Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Engajamento de ‘A Fazenda’ somou quase 10 milhões de espectadores

Jojô Todynho, campeã da Fazenda, já prenunciava sua vitória pelas métricas das redes sociais / Reprodução

A 12ª edição de “A Fazenda” levou 9,3 milhões de internautas e postarem mais quase 20 milhões de conteúdos sobre o programa desde a sua estreia., somando todas as redes sociais em atividade. A métrica foi feita pela Stilingue, plataforma de inteligência artificial para monitoramento e interação com consumidores, cujos dados sobre o bem-sucedido reality show da Record TV este  blog apresenta em primeira mão.

O levantamento organizou e resumiu as conversas que aconteceram na internet entre 8 de setembro e 17 de dezembro, dia da grande final. Cerca de 22% dos conteúdos com torcida para campeão/campeã da edição já indicavam Jojô Todynho como vencedora.

Confira os principais tópicos de um movimento que muito interessa aos anunciantes e explica o interesse das emissoras nesse tipo de programa. Afinal, mais do que saber que há xis milhões sintonizados em uma atração, interessa às marcas saber que este público está atento e disposto a interagir com aquilo a que está assistindo.

 

Daí por que nem Globo pensa em abrir mão do “BBB” nem Record cogita encerrar “A Fazenda”. Ambos são reality de forte apelo interativo, mais do que os talent shows de culinária e música, que também geram forte engajamento do público.

Vamos aos números da Stilingue para “A Fazenda 112”

  • Ass mulheres, com 65% do total de comentários, responderam pela maior fatia de engajamento.
  • Os picos de comentários aconteceram nos últimos dez dias de outubro por causa de uma série de fatores: 493 mil publicações foram registradas em 21 de outubro, quando Raissa e Mirella se desentenderam. Internautas criticaram a atitude de Mirella perante as crises que Raissa teve durante o programa. No dia 22, as mais de 489 mil publicações comentaram a discussão entre peões após Biel ter ouvido escondido conversa entre Tays e Lidi sobre confiar no músico.
  • A roça formada com Mirella, Mateus e Luiza impulsionou a hashtag #FicaMateus.
  • As conversas voltaram a crescer no dia 28, com 519 mil publicações, fruto da repercussão sobre Biel ter violado as regras do programa e revelado o “poder da chama vermelha” (Lampião do Poder) à participante Victória.
  • Já no dia 29, as 529 mil publicações fizeram do participante Lipe um ícone no Trending Topics do Twitter, quando ele errou o alvo da prova para que Jakelyne permanecesse fazendeira. Internautas elogiaram a atitude do peão.

Aos casais:

  • Mais de 1,6 milhão de menções foram feitas como torcida por casais confinados, resultando no seguinte ranking:
  1. #Sterella (Stefani e Mirella) 14,1%
  2. #Malyne (jaakelyne e Mariano) 8,7%
  3. #Birella (Biel e Mirella) 7,4%

 

TOP 5

Jojo e Biel lideram a lista de nomes mais mencionados durante o programa:

  1. Biel (4,2 milhões de publicações)
  2. Jojo (2,6 milhões de publicações)
  3. MC Mirella (1,5 milhões de publicações)
  4. Raissa Barbosa (1,3 milhões de publicações)
  5. Lidi Lisboa (1 milhão de publicações)

 

FORA!

Ao analisar o sentimento das menções, a Stilingue identificou os participantes que tiverem seus nomes mais relacionados a termos que desejavam sua saída da casa:

  1. Biel (95 mil publicações)
  2. MC Mirella (62 mil publicações)
  3. Luiza Ambiel (52 mil publicações)
  4. Jojo (51 mil publicações)
  5. Raissa Barbosa 46 mil publicações)

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione