Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Expocine convida produtores e distribuidores a venderem suas cenas

A Expocine anuncia sua 9ª edição e a volta do evento em formato 100% presencial, de 20 a 23 de setembro, em São Paulo. A convenção, que reúne os mais diversos agentes do setor cinematográfico, da criação à distribuição, mira os novos desafios do mercado em dois espaços: o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista.

Uma das novidades é a oportunidade de cidades de diferentes regiões brasileiras mostrarem seu potencial para receberem produções audiovisuais, através de pitchings.

E se alguém do mercado tem queixas a fazer à Ancine ou quer saber quais são as perspectivas para um futuro governo, a hora é essa. A diretoria da Agência de Cinema, que nunca esteve tão travada como na era Bolsonaro, promete comparecer nos quatro dias de evento, com espaço próprio para reuniões dentro do Hotel Renaissance. No mesmo espaço, são esperadas as presenças de técnicos do BRDE e BNDES, agentes financeiros do Fundo Setorial de Audiovisual, boa oportunidade para quem tem dúvidas sobre financiamentos de projetos.

A Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, também estará presente, com um lounge no Hotel Renaissance e assinando uma das salas do Cine Marquise. Além disso, apresentará um painel sobre o papel do poder público na difusão do audiovisual, convidando outras cidades, e participará de uma conversa sobre film commissions e do pitching de prefeituras.

Outra oportunidade criada pela Expocine será a presença da CQS/FV Advogados, um dos maiores escritórios especializados em negócios do audiovisual do Brasil, pronta para atender a consultorias sobre leis de incentivo e outros assunos legais relacionados o setor.

As homenagens desta edição vãopara a Elo Company, responsável pela distribuição de “Medida Provisória”, ótimo filme de Lázaro Ramos, que celebra 100 filmes distribuídos em cinema. Na categoria produção, a Têm Dendê, com sede em Salvador (BA), recebe reconhecimento por seus 23 anos de atuação e contribuição à diversidade do audiovisual brasileiro. E três importantes nomes da exibição que nos deixaram recentemente receberão homenagens póstumas: Mário Leopoldo e Mário Luiz Santos, da rede Arcoplex, e Gilberto de Araújo, do Cine Araújo. A premiação acontece durante a cerimônia de abertura, marcada para a noite de 20 de setembro, no Cine Marquise.

As inscrições estão abertas no site do evento.

Esta 9ª edição do evento é um convite a olhar para o futuro, a partir de experiências inovadoras do mercado. Os painéis trazem à tona pautas como a produção de conteúdo para o público 50+, regulamentação do streaming pelo mundo, mudanças e perspectivas na formação de equipes, produção de baixo custo, desafios nas operações internacionais, decolonização do audiovisual, entre outras.

Entre os destaques, no dia 21 de setembro, às 9h, abrindo a programação dos painéis, Layla Vallias, cofundadora da consultoria Hype50+; Daniela Busoli, CEO e fundadora da Formata Produções, e Yuri Fernandes, jornalista e ponto focal da ILC – Centro Internacional de Longevidade Brasil – vão expandir o debate sobre a economia prateada e as oportunidades para o audiovisual nesse nicho.

No dia 22, às 11h, Lázaro Ramos, Globo Filmes e Elo Company falarão sobre os bastidores do trabalho para o lançamento e a distribuição do filme “Medida Provisória”, primeiro longa dirigido pelo ator. E no dia 23, também às 11h, o sócio-fundador da Urca Filmes e presidente do Sicav – Sindicato da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde, conversa com Álvaro Romano, assessor tributário do governo do Uruguai e um dos responsáveis pelo desenho e implementação da regulação sobre serviços de streaming no país.

A programação completa está disponível no site do evento.

O Cine Marquise também abrirá suas portas para as aguardadas apresentações das distribuidoras, que trarão novidades sobre os próximos lançamentos para este ano, e também para 2023. Paramount, Universal, Disney e Warner já confirmaram presença, bem como distribuidoras independentes como Elo Company, Galeria/Diamond, O2 Play, Paris Filmes e Downtown Filmes.

Completando a programação do espaço, é por lá que, na tarde do dia 21 de setembro, vão acontecer os pitchings de prefeituras e film commissions. Além de São Paulo, estão confirmadas as participações de Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Cada uma terá de 5 a 15 minutos para apresentar as oportunidades oferecidas aos players que tenham interesse em ter essas cidades como cenário para suas produções.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione