Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

TV Cultura multiplica ‘Persona em Foco’ com Fernanda Montenegro em duas edições

Fernanda Montenegro no 'Persona em Foco': duas edições contemplam a trajetória da atriz

Fernanda Montenegro está no centro do “Persona Em Foco” que a TV Cultura leva ao ar neste domingo, dia 4, às 22h, com reprise na quarta-feira, às 23h30. Dada a relevância gigantesca da entrevistada, a conversa foi editada em duas partes, e no próximo domingo, dia 11, tem mais.

Entrevistada por Sérgio Mamberti e Celso Nunes, a atriz lembra, como manda a proposta do programa apresentado por Atílio Bari, toda a sua trajetória, desde o subúrbio do Rio, com ótimas histórias percorrendo a trajetória do rádio, do teatro, do cinema e da televisão no Brasil.

Conta que quando começou, dava-se ao rádio uma importância prioritária como veículo de comunicação – “Nessa época, eles achavam que tinham que formar radialistas de uma forma bastante consistente porque a rádio seria o maior meio de comunicação do país, e eu penso que eles pensavam que era para sempre.”

Houve um tempo no Rio em que se fazia muito teatro amador, ela lembra.

“Se vivia do teatro, uma coisa que não acontece hoje”, lamenta.

Recorda do diretor Gianni Ratto e da importância que ele dava ao autor brasileiro. Dizia ele que “não há teatro num país sem o autor desse país”. “O Brasil, pra ter teatro brasileiro, tem que ter autor brasileiro, isso era exatamente o oposto do TBC. No TBC, o único autor brasileiro era o Abílio Pereira de Almeida, que era ótimo e um dos fundadores, mas autor brasileiro não entrava lá.”

Entre os depoimentos gravados para homenagear Fernanda, estão Nicette Bruno, Nathalia Timberg, Gerald Thomas, Suley Franco, Jonas Bloch e Antunes Filhos, com quem ela especialmente se emociona, ao lembrar da época em que trabalharam juntos – ela, o marido, Fernando Torres, e o diretor, por cinco anos, período em que moravam em São Paulo. “Antunes querido, meu amigo, meu irmão”, reage Fernanda, “naqueles cinco anos de São Paulo, a gente se fez. Foram anos fundamentais nas nossas vidas. Nós convivemos como uma família eterna. Eu, quando vejo você, Antunes, eu vejo o meu sangue, sabia? Eu tenho um grade amor por você.”

“Eu digo que a Fernanda Montenegro não é uma estrela, é uma constelação”, diz-lhe Antunes.

Afetuoso e rico em detalhes sobre sua trajetória, o “Persona” com Fernanda Montenegro terá só uma lacuna: por razões contratuais, a edição com a atriz não será disponibilizada na internet, nem no site da TV Cultura nem no canal da emissora no YouTube. Por isso, convém aproveitar suas exibições na TV.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione