Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Fernanda Montenegro guia Otávio Müller pelas intrigas rodriguianas em nova série do ‘Fantástico’

Fantástico – Fernanda Montenegro e Otávio Müller

A partir deste domingo, dia 3 de setembro, o Fantástico abre espaço para uma série de “reportagens de crônicas”, como define Fernanda Montenegro, sobre a obra do mais intenso dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues. A edição mescla sequências roteirizadas, quando Otávio Müller dá voz aos textos do autor, com uma parte nada roteirizada, tendo a atriz como guia desse universo que ela domina, orientando o ator.

Fernanda conviveu com Nelson o suficiente para trazer até nós o significado de cada entrelinha de suas histórias. Não frequentava a sua casa, como enfatizou em entrevista sobre o projeto, mas tinha proximidade para encomendar peças e trocar figurinhas com ele. Ela mesma prefere não se apresentar como “diretora”, função que de fato exerce sobre os ensaios de Otávio. Mas é que a montagem da edição final surpreendeu a atriz de uma forma tal, que ela não consegue se reconhecer nesse papel. Foram dias e dias de ensaios e leituras na casa dela, todos registrados de modo documental para a série.

Diretor do produto final, João Jardim conta que a equipe foi registrando tudo sem ter exata noção do que seria o resultado final. É uma produção que foi ganhando formas ao longo de sua realização.

Faz quatro anos que Fernanda, que foi A Falecida no filme dirigido por Leon Hirzman, viaja pelo Brasil fazendo leituras de textos de Nelson Rodrigues. Cada apresentação reúne dezenas de pessoas para ouvir e conversar com a atriz sobre crônicas que falam de amor, adultério, futebol, juventude e até sobre a tragédia que culminou nas mortes do irmão e do pai do dramaturgo. Agora, o projeto salta dos palcos para a TV, dando a todos os envolvidos a satisfação de levar Nelson Rodrigues ao alcance de todos. Não que ele nunca tenha estado nessa posição. Até falar em “resgate” ou “volta” do autor a equipe evita, certa de que ele sempre esteve em voga e muito celebrado a partir de pouco tempo após a sua morte. Em vida, foi quase sempre tratado como ser abjeto, tarado, reacionário e outros adjetivos que só honrariam suas histórias.

Na série Nelson – Por Ele Mesmo, Fernanda orienta Otávio Müller em seis episódios baseados nas crônicas do livro Nelson Rodrigues – Por Ele Mesmo, organizado por Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo. A adaptação é de ninguém menos que Geraldo Carneiro, João Jardim, como cá já foi citado, é o diretor, tendo como diretor de fotografia o irrepreensível Walter Carvalho. A direção artística é de Rafael Dragaud.

“A série foi gravada de maneira documental”, conta João. “Tivemos duas equipes trabalhando simultaneamente no set: uma gravando o Otávio Müller e outra na Fernanda, captando o bastidor.”

Na edição, esses momentos se alternam, mesclados a imagens reais de Nelson cedidas pela família, e a imagens de Fernanda e Otávio fora do estúdio, nos ensaios e em discussões e estudos sobre o projeto. Encontros da dupla com João Jardim, Walter Carvalho, a figurinista Marília Carneiro e o diretor de arte Thomaz Velho também foram captados, para serem misturados à parte feita em estúdio.

 “Nelson marcou a minha vida. Fizemos juntos duas novelas, o filme ‘A Falecida’, a peça ‘O Beijo no Asfalto’ e fui a porta-voz para pedir a ele ‘Toda Nudez será Castigada’, do qual acabei não participando por causa da minha primeira gravidez”, conta Fernanda.

Quem quer mais de Nelson Rodrigues na TV pode acompanhar no canal Viva a reprise da ótima série A Vida Como Ela É, produção de 1996 baseada na série homônima de contos do autor, com direção de Daniel Filho e um elenco que soma Débora Bloch, Cássio Gabus, Cláudia Abreu, Marcos Palmeira, Malu Mader,Tony Ramos, Guilherme Fontes, Gabriela Duarte, Antonio Calloni, Giulia Gam e Leon Góes: toda sexta, às 23h e 23h15, com reapresentação no domingo, à 0h30 e 0h45.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione

  • sem tags para o post