Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Gilberto Gil fala sobre longevidade ao Dr. Kalil na CNN Brasil

Gilberto Gil em conversa com o médico Roberto Kalil, homenageado por ele em uma canção / Reprodução

Qual é o segredo de Gilberto Gil, dono de boa disposição aos 79 anos, atento ao trabalho e a tentas atividades?

O músico conversa com um nome homenageado recentemente em seu vasto repertório, o médico Roberto Kalil, que ocupa a edição do dia do CNN Sinais Vitais –no ar nesta quarta (6), às 22h30– na CNN Brasil. O tema da vez é justamente longevidade.

Você, caro leitor, já deve ter ouvido falar, e possivelmente alguém lhe lembre disso todos os dias, que a prevenção ao longo da vida é o segredo para chegar bem à terceira idade. Mas vendo Gilberto Gil em cena, essa teoria toma forma muito concreta.

Amigos desde 1991, Roberto Kalil e Gil falam sobre saúde e finitude com humor e leveza.

“A gente começa a sentir que um dia tudo terá fim. Os cuidados médicos foram chegando com a idade. A partir dos 60 anos, os cuidados passaram a ser mais constantes e intensos”, conta Gil.

Gilberto Gil canta no programa um trecho da canção “Kalil”, tributo ao médico, lançada no álbum “OK OK OK”, de 2018.

Filho de médico, o músico conta que a prevenção sempre fez parte do seu cotidiano. “A morte virá de qualquer maneira, por isso é importante estarmos preparados para a passagem desse corpo para a inexistência dele seja uma coisa suave. Que você tenha a melhor saúde possível, a melhor quantidade de bem estar físico e mental”, fala Gil.

O episódio “Longevidade” aproveita para abordar quais são as doenças que mais atingem os idosos no Brasil. Doenças cardiovasculares, diabetes, catarata, Alzheimer, hipertensão arterial, depressão e osteoporose são os principais vilões desse grupo e como driblá-los por meio de alimentação, exercícios físicos, exposição ao sol e bom sono.

O programa também aborda um grupo da terceira idade muito ativo. Em Santos, no litoral paulista, há uma escola de surf onde o aluno mais novo tem mais de 50 anos. O “surfterapia” une amigos que uma vez na semana se juntam para pegar ondas no mar. A atividade física e o convívio social são essenciais para envelhecer bem.

* O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (06/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na CNN Brasil.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione