Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Globo divulga nova estrutura da área de Entretenimento

O novo diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington / Divulgação

A Globo divulgou há pouco como ficará  a área de Entretenimento da casa a partir da chegada de Ricardo Waddington ao posto. Oficialmente, ele toma posse na terça-feira (1º). O comunicado confirma a chegada de José Luiz Villamarim ao posto antes ocupado por Silvio de Abreu no comando da teledramaturgia.

O autor, que poderia retomar sua posição como criador, longe da função executiva, anunciou que pretende deixar a Globo em março, quando vence seu contrato, e apoiará a transição dos profissionais na nova estrutura em processo de desenho.

Mônica Albuquerque, diretora de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, também deixará a Globo. O DAA será substituído por novas nomenclaturas, divisórias e responsáveis, especialmente no que diz respeito à área de criação, onde estão os autores e roteiristas, e à gestão de talentos, onde estão os atores.

Outro item relevante no textão enviado pela Globo é que a Globo Filmes também passará a se reportar ao diretor de dramaturgia, no caso, Villamarim, o que ajuda a explicar a escolha por seu nome para o cargo.

Eis o comunicado completo:

“O novo diretor de Entretenimento da Globo, Ricardo Waddington, divulgou hoje a estrutura com a qual vai contar a partir de 01 de dezembro. O desenho consolida o papel das diretorias de Gênero e reforça o protagonismo da gestão da Criação e do Elenco.

Os gêneros passarão a ser responsáveis por toda a cadeia de valor do conteúdo – da conceituação artística ao desenvolvimento, produção e entrega dos projetos para exibição nas diversas plataformas. Criação de Conteúdo e Talentos Artísticos vão dispor de estruturas de gestão dedicadas. Fazem parte do novo desenho do Entretenimento também as áreas de Gestão da Produção Artística, Execução da Produção e Inteligência e Gestão de Performance.

Nos Gêneros, ao lado de Boninho e de Mariano Boni, que respondem pelas diretorias de Variedades, estará José Luiz Villamarim, que vai liderar a Dramaturgia. Na Globo desde 1993 e atual diretor de “Amor de Mãe”, Villamarim dirigiu sucessos como “Onde Nascem os Fortes”, “Amores Roubados”, “Justiça” e “Avenida Brasil”, entre outros. Diretores artísticos e produtores passarão a responder aos Gêneros, que também terão papel importante na identificação e viabilização artística de oportunidades comerciais. À diretoria de Dramaturgia se reportará também a Globo Filmes.

Na Globo desde 1978 e à frente da Dramaturgia desde 2014, Silvio de Abreu, cuja trajetória se confunde com a da história da televisão brasileira, informou a Globo que pretende deixar a empresa em março, ao final de seu contrato. Até lá, apoiará a transição.

Antes integradas na diretoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), que deixa de existir, as áreas de Criação de Conteúdo e de Gestão de Talentos Artísticos vão atuar separadas. A Criação de Conteúdo ficará a cargo de Edna Palatnik e atuará como um centro de inteligência para fomentar a criação de conteúdo para todas as plataformas. Com a criação dessa área, autores e roteiristas passarão a contar com uma liderança dedicada. Para garantir foco exclusivo na gestão e desenvolvimento do elenco, estará a área de Gestão de Talentos Artísticos, que vai ser conduzida por Adelia Croce.

Diretora da DAA desde 2013, Monica Albuquerque, que entrou na Globo em 2000 como diretora de Relações Externas da Comunicação e que, em 2019, foi a primeira brasileira apontada entre as 50 mulheres mais influentes e de maior impacto da indústria do entretenimento no mundo, segundo o International Women’s Impact Report da revista americana Variety , apoiará a transição até o fim do ano, quando deixará a empresa.

“Silvio de Abreu e Monica Albuquerque foram dois pilares no processo de reformulação do Entretenimento. Desde o convite para assumir a dramaturgia em 2014, Silvio foi sempre generoso. Entendeu a necessidade de um novo processo com os autores e trabalhou duramente em cada sinopse, em cada capítulo, em cada texto. Discutiu com cada autor o melhor rumo para aquela obra e, no ar, vimos coisas lindas, o tempo todo. Sílvio foi um gigante. Percebeu a necessidade de ampliar o grupo de autores, e revelou duas dezenas de novos profissionais em séries e novelas. O obrigado ao Sílvio é gigante, do tamanho do seu talento. A Monica foi uma extraordinária liderança nesses anos todos. Percebi aquela jovem inquieta lá na Comunicação da Globo e achei que tinha um caminho novo, para ajudar a planejar, a criar e a construir uma área dedicada ao talento. O resultado foi maiúsculo, com uma organização ímpar. Foram novos atores, novos diretores, novos autores descobertos a partir deste olhar atento. E trouxe ainda mais qualidade para a empresa. Meu agradecimento a Monica também é imenso, do tamanho da sua sensibilidade. Os dois deixam um legado de obras estruturados por anos e anos”, destacou Carlos Henrique Schroder, diretor de Criação e Produção de Conteúdo da Globo.

Como parte de uma estrutura horizontal e colaborativa, atuarão lado a lado também outras três áreas. Na Gestão da Produção Artística, Bernardo Portugal comandará as equipes de caracterização, figurino, cenografia, arte, produção musical, iluminação, captação de imagem e finalização. Gleiber Morato responderá pela Execução de Produção, liderando o planejamento técnico da produção e da execução, manutenção, acervo e montagem e desmontagem de cenários, cidades cenográficas e figurinos. E Fabiana Moreno, à frente de Inteligência e Gestão de Performance, será responsável por garantir uma visão integrada e estratégica do planejamento e da performance, através de análises e insights.

“O novo desenho reforça a liderança do gênero em toda a cadeia produtiva e no atendimento às estratégias dos produtos, aparta criação de conteúdo da gestão de talentos, duas áreas essenciais agora tratadas por suas competências específicas, liberta os modelos de produção de gatilhos que diretamente ou indiretamente travam ou retardam as mudanças esperadas com uma gestão desierarquizada e colaborativa. Enfim, uma estrutura disruptiva com olhar de futuro, que mira na entrega de conteúdo de qualidade com eficiência em custo”, apontou Ricardo Waddington.

Abaixo a estrutura divulgada hoje:

GÊNEROS

GÊNERO DRAMATURGIA – JOSÉ VILLAMARIM
GÊNERO VARIEDADES – BONINHO
GÊNERO VARIEDADES – MARIANO BONI

Os diretores de gênero têm a responsabilidade pela gestão executiva e pela visão de longo prazo do portfólio de cada um dos gêneros, cuidando de toda a cadeia de produção, da conceituação artística ao desenvolvimento e execução dos projetos, atuando como integradores entre criação e produção. Ao longo do processo, devem também focar na identificação e viabilização artística das oportunidades comerciais. No novo desenho, os Diretores Artísticos e os Produtores passam a responder diretamente ao Diretor de Gênero. A Globo Filmes passa a se reportar ao Diretor de Gênero de Dramaturgia.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO – EDNA PALATNIK
Responsável por fomentar a criação de conteúdo, atuando como um centro de inteligência, realizando estudos de conteúdo e apontando tendências, fazendo a gestão do portfólio de conteúdos e liderando a mesa de criação, onde os novos conteúdos são apresentados para as áreas de produtos. Faz o acompanhamento dos conteúdos em exibição e cuida do processo de aquisição dos direitos de projetos literários. É responsável também pela gestão das equipes de autores, roteiristas e produtores de conteúdo.

GESTÃO DE TALENTOS ARTÍSTICOS – ADELIA CROCE
Responsável pelo casting (escalação) e pela gestão de elenco, incluindo a pesquisa, captação, apoio aos diretores artísticos e autores na escalação, desenvolvimento e acompanhamento do elenco, bem como em seu processo de avaliação. Além disso, apoia a negociação de contratos de elenco e criadores e dá suporte aos Gêneros e à área de Criação de Conteúdo, no processo de pesquisa, captação e avaliação de criadores. Adelia assume esta nova posição a partir de 1º janeiro. E, durante os meses de janeiro e fevereiro, acumulará esta função com sua posição na área de Recursos Humanos.

GESTÃO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA – BERNARDO PORTUGAL
A gestão da produção artística cuida da pesquisa, alocação, desenvolvimento e acompanhamento dos conceituadores de produção artística e de seus projetos de conceituação de caracterização, figurino, cenografia, arte, continuidade, produção musical, iluminação, captação de imagem e finalização. É responsável também pelas pesquisas de produção de arte e de tendências para os gêneros de entretenimento. No novo desenho, a área de produção musical passa a se reportar diretamente à Gestão de Produção Artística.

EXECUÇÃO DA PRODUÇÃO – GLEIBER MORATO
Responsável pelo planejamento técnico da produção, cuidando da execução, manutenção, acervo e “desprodução” de cenários (incluindo montagem e desmontagem), cidades cenográficas e figurinos, buscando sempre eficiência e qualidade na condução desses processos.

INTELIGÊNCIA E GESTÃO DE PERFORMANCE – FABIANA MORENO
Responsável por garantir uma visão integrada e estratégica do planejamento e performance, por meio de análises e insights. Centraliza o planejamento e dimensionamento integrados de todas as alavancas envolvidas na criação e na produção de conteúdo de entretenimento, incluindo recursos técnicos, operação e pessoal (artístico e não artístico). Responsável também pela consolidação das demandas das áreas de produtos, facilitando o relacionamento. Realiza a governança da área e apoia as mesas de Criação e Produção.”

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Cristina Padiglione

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