Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

De olho em todas as telas, Globo expande unidade digital

Thaynara OG é o primeiro lançamento solo a VIU, sem vínculo com os canais Globosat

Sabe aquela estranheza causada por quem fala na TV como se estivesse na internet e vice-versa? Pois então. Eficiente em ocupar espaço em mídias diversas, de acordo com a música que toca em cada momento, a Globo trata de expandir sua presença na internet e não necessariamente com produtos ligados às marcas televisivas – mas também tentando tirar algum proveito desse vínculo, quando possível.

Explica-se. A VIU, unidade criada para alimentar novas marcas e talentos na web, abastecendo, de quebra, as marcas dos canais Globosat, pode ser frequentada por internautas que nem chegam perto do controle remoto de uma TV. Mas também pode levar a consumidores exclusivos da web alguma noção de que existem canais como GNT, Multishow, Gloob, Bizz, Off e SporTV – no caso deste último, a integração entre internet e TV é mais orgânica, em razão dos eventos transmitidos pela tela da TV paga.

Há poucos dias, a VIU lançou seu primeiro projeto 100% original, sem vínculo direto com qualquer marca Globosat: o canal da Thaynara OG, no YouTube. A ideia é impulsionar a capacidade de produzir conteúdo da moça, dita influenciadora, e tê-la em cena esporadicamente, em programas de canais variados da casa.

O Canal da Thaynara OG no YouTube promete novos episódios às terças e quintas-feiras, às 11h. A moça fala de tudo um pouco, de questões cotidianas a relacionamentos, de gírias de sua terra natal a família e assuntos do momento. Para os primeiros vídeos, ela conta com convidados de uma pequena lista encabeçada pelo hit Whindersson Nunes, que se estende a Bianca Andrade (Boca Rosa) e a dupla Gabie Fernandes e Thalita Meneghim (Depois das Onze).

Como vantagem, Thaynara exibe a estrutura Globosat em cena, algo que vai bem além daquele modelo que bota uma câmera no quartinho do youtuber e edição caseira. Desde o ano passado, Thaynara vem participando da cobertura de eventos para canais Globosat (Multishow e GNT), e migrou do digital para o linear com a estreia de “Minha Vida é Kiu” no canal GNT no YouTube, com pílulas também na TV.

Hoje, o VIU Hub tem um canal sobre séries (Amo Séries, ligado ao canal Universal, mas englobando títulos também  da concorrência), um sobre games (e-SporTV) e outros espaços em desenvolvimento, englobando interesses relacionados a Multishow, Gloob e mais GNT.

“Quando criou a unidade, o grupo Globo entendeu que a Globosat era a empresa que tinha mais aderência a ter uma unidade focada nesse ambiente digital”, explica Vanessa Oliveira, diretora de projetos digitais da VIU. “Falo das plataformas que não são da casa – Facebook, Twitter, Musicaly, que hoje são frequentadas por usuários como produtores de conteúdo. A VIU atua muito em projetos comerciais, mas sempre trazendo uma visão de conteúdo nesse ambiente digital. Como a gente ajuda a posicionar essas marcas também em outras plataformas? A gente trabalha junto com eles.”

Vanessa conta que a unidade trabalha junto com os canais para entender cada um e saber o que eles podem gerar de derivados na web.

Mas é preciso entender que o ritmo na web é outro, e Vanessa ensina quem ainda não percebeu que não é possível adotar ritmo semelhante de narrativa nas duas telas. “O usuário tem uma enxurrada de conteúdo em todos os lugares. Se você faz um conteúdo que atropela o usuário, o usuário simplesmente vai pular aquilo e vai ver outra coisa, ele muda rapidamente de uma janela pra outra. Ele quer coisas que sejam relevantes pra ele, não pode achar que está perdendo tempo, é rápido. Hoje é muito rápido um cara sair ou entrar em um canal.”

Embora não seja feita para reproduzir conteúdo da TV na web e vice-versa, pode acontecer de um programa gerado em uma mídia ser testado em outra. O “Só pra Parodiar”, do Multishow, é um formato inspirado na linguagem digital e vai para a televisão, conta Vanessa, na esperança de atrair para o canal os seus influenciadores digitais. Mas nada é assim, digamos, tão instintivo. “A gente faz toda uma pesquisa no digital e só então leva para a TV, esse é um projeto que vem aí, no final desse primeiro semestre”, antecipa.

O VIU também estará presente, e bem conectado com os canais GNT e Multishow, para uma ampla cobertura das festas de São João, no próximo mês. O expediente valerá para abordar comportamento e música, com espaço maior na web e pílulas nos dois canais de TV, tendo justamente a menina Thaynara à frente dos microfones. Se a coisa render muito e os anunciantes se interessarem pelo menu junino, pode até render programa solo nos canais de TV, quem sabe?

“Vamos sentir como vai ser”, avisa Vanessa. “É um movimento muito interessante para o mercado e a gente tem que olhar como a gente vai expandir o que está fazendo.”

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione