Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Globo finalmente noticia caso Marcius Melhem

Marcius Melhem (Divulgação) e Dani Calabresa (Instagram): são focos de investigação interna sob sigilo na Globo

Cobrada pelo colunista do UOL Mauricio Stycer a noticiar as denúncias de assédio moral e sexual contra Marcius Melhem, ex-diretor de humor da emissora, a Globo finalmente se manifestou. Stycer acerta ao argumentar que o caso é notícia sob qualquer aspecto e a Globo se omitia em não comentar o episódio.

No Jornal Nacional e no Jornal da Globo desta terça-feira (8), os apresentadores leram uma nota informando sobre a matéria da revista Piauí que relatou com mais detalhes as denúncias contra Melhem, a partir de uma acusação encaminhada por Dani Calabresa ao departamento de compliance da emissora.

A Globo mais uma vez se defende argumentando sigilo assumido com acusadores e acusado, bem como com testemunhas sobre os relatos de ambas as partes. E, como “prova de transparência”, informou aos seus telespectadores os links para as reportagens sobre o assunto, que também havia sido abordado pela Folha de S.Paulo em entrevista da advogada Mayra Cotta, que representa algumas das vítimas, à colunista Mônica Bergamo, em 24 de outubro passado.

Eis o conteúdo da nota lida por Ana Luíza Guimarães e André Trigueiro no JN:

“A revista Piaui deste mês traz uma reportagem segundo a qual a atriz Dani Calabresa foi vítima de assédio sexual e moral por parte de Marcius Melhem, ex-diretor de humor da Globo. Ao todo, a revista enumera duas vítimas de assédio sexual, sete vítimas de assédio moral e três vítimas de assédio sexual e moral. A revista conta que a Globo abriu uma investigação interna sobre o assunto e informa que Melhem deixou a empresa em agosto deste ano. Diversos veículos de imprensa repercutiram a reportagem da revista.

Ouvida pela Piauí e por esses veículos, a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos, mas não que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, e resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas. Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas. Apesar desses esclarecimentos, a revista Piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico.

Como prova de transparência, a Globo informa seu público que a íntegra da reportagem da Piauí pode ser lida gratuitamente na internet, no site da revista, piaui.folha.uol.com.br

Embora também não aborde em público de forma direta as acusações a Marcius Melhem, Dani Calabresa tem falado sobre assédio em suas redes sociais. O perfil no Twitter e no Instagram é @calabresadani.

E uma entrevista em que Marcius Melhem admite erros, mas se defende dizendo que nunca cometeu assédio, pode ser encontrada no portal UOL – UOL.com.br/Splash. Para facilitar, na página do JN no G1, você encontra o link direto para as reportagens, g1.com.br/JN”

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione