Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Grandes Cenas’ traz momentos históricos do cinema e depoimento inédito de Hector Babenco

Sabe as cenas inesquecíveis do cinema nacional, como aquela abertura em que uma galinha é perseguida em “Cidade de Deus” ou o momento em que a prostituta amamenta um menino de rua em “Pixote”? É nesse acervo, de alto apelo para a nossa memória afetiva, que é feita a série “Grandes Cenas”. Estreia nesta quarta, dia 16, no Canal Curta, com apresentação de Matheus Nachtergaele, dentro da seção “Quarta de cinema”, às 23h45.

O episódio de estreia apresenta justamente a antológica cena “A Regressão”, de “Pioxote,  A Lei do Mais Fraco” (1980), dirigido por Hector Babenco, morto em julho, que chegou a gravar para a série comentando sobre a passagem. Nela, a personagem Sueli, prostituta interpretada por Marília Pêra, amamenta Pixote, o menino de rua vivido por Fernando Ramos da Silva. “Aquilo raramente acontece entre atores, uma cumplicidade sem palavras. Eu acho que foi uma coisa sublime, uma palavra muito difícil de ser usada por um ateu como eu, mas foi como um ritual, uma coisa meio mágica”. Babenco conta ainda como foi a escolha de Fernando para o personagem.

A seguir, “Grandes Cenas” se debruça sobre a  concepção e a execução de cenas marcantes de “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles, e “Copacabana me Enghana”, de Antônio Carlos da Fontoura.

Com cenas icônicas do cinema brasileiro e latino-americano rememoradas por meio de depoimentos de quem esteve diretamente envolvido com elas, seja na direção, montagem ou atuação, a série tem produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno.

São 22 episódios, incluindo os diretores Ruy Guerra e Lais Bodanzky e as atrizes Beth Faria e Fernanda Montenegro.

 

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Cristina Padiglione

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