Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Há 75 anos no ar, Jovem Pan lança transmissões históricas em podcasts

Nilton Travesso e Tuta: Dois diretores em Cena resgata primeiras décadas da TV no Brasil. Crédito: Divulgação

Uma coisa é ouvir dizer como foi a transmissão da chegada do homem à Lua, como foi o gol da vitória na Copa de 1970, como foi o anúncio da renúncia de Jânio Quadros à presidência ou o relato sobre o assassinato de John F. Kennedy. Outra, bem diferente, é ouvir tudo isso feito pelas transmissões originais, cada uma a seu tempo, por algum veículo de comunicação daqueles dias em que as versões de um mesmo fato não se multiplicavam tanto como hoje nem rendiam memes, já que rede social era mera ficção científica.

Para celebrar seus 75 anos, o grupo Jovem Pan, hoje estabelecido do rádio à internet com conteúdo de streaming pela Panflix, está lançando nesta primeira segunda-feira de dezembro a série de podcast Diálogos Históricos.

Afinal, o que é um podcast, esse termo tão moderno, senão uma velha e boa transmissão de áudio, como o rádio, mídia que antecede a televisão, faz há 90 anos?

Semanalmente, seis podcasts serão publicados para revisitar episódios importantes da história, com acesso pelas plataformas Spotify, Deezer e Apple Music.

O material inclui ainda a ótima série de programetes Dois Diretores em Cena, comandada por Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Seu Tuta, fundador da Jovem Pan, com o diretor de televisão Nilton Travesso, que acompanha Tuta desde a fundação da TV Record, fundada pela família Machado de Carvalho em setembro de 1953. Juntos, os dois lembram episódios icônicos das primeiras décadas da televisão no Brasil, incluindo histórias de detalhes raros com os maiores nomes da música brasileiras, todos presentes nos festivais de música da emissora nos anos 1960.

Dois Diretores em cena também resgata áudios de Jair Rodrigues, Elis Regina, Roberto Carlos, Silvio Santos, Hebe Camargo, Caetano, Gil, Monteiro Lobato, entre tantos outros, e histórias que pouca gente testemunhou.

Diretor de jornalismo da Pan, Felipe Moura Brasil comenta que “a perenidade de conteúdos transmitidos pela Jovem Pan impressiona quem tem acesso aos momentos mais marcantes da história do grupo”. “Com uma roupagem moderna, dinâmica e criativa, em formato de podcasts, a nossa tradição de jornalismo, entretenimento e esporte se eterniza com a publicação desses Diálogos Históricos”, ele aposta.

Outro podcast que merece ênfase é o ‘Jovem Pan na História’, com curadoria de Patrick Santos e narração de Joseval Peixoto. que resgata as principais coberturas jornalísticas, feitas pela Jovem Pan, nas últimas seis décadas. Estão nesse pacote a chegada do homem à Lua, o golpe de 1964 e o assassinato de Kennedy.

90 Anos de Copa é o nome do podcast, com curadoria de Thiago Uberreich, que reúne fatos, curiosidades e personalidades que marcaram as jogadas mais importantes da principal competição do esporte que é paixão nacional: o futebol.

No quesito humor, forte componente da Pan, vale relembrar os trotes do quadro Boi na Linha e os momentos divertidos do Djalma Jorge Show.

Seu Tuta, fundador da Pan, e o filho Tutinha, atual diretor da rádio. Crédito: Divulgação

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione