Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Jovem Pan reforça seu DNA de TV ao inaugurar novos estúdios e conteúdos via streaming

Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, nos novos estúdios da Pan para a plataforma Panflix / Divulgação

Da família Amaral de Carvalho, a Rádio Jovem Pan foi pioneira em colocar webcams nos estúdios para que o som do rádio ganhasse imagem, exatamente como aconteceu com a chegada da TV, quando Assis Chateubriand, pela Tupi, em 1950, e depois Paulo Machado de Carvalho, em 1953, pela Record, levassem para a tela o know-how e os profissionais que produziam conteúdo para as rádios de cada grupo.

Mas se a TV Record mudou de mãos, a rádio Jovem Pan ficou na família Machado de Carvalho, com Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, um dos filhos do fundador do grupo, fundador este que batiza o estádio do Pacaembu, e só prosperou. Há alguns anos, Tuta soube perceber no advento da webcam uma possibilidade extra de comunicação a partir do conteúdo produzido para o rádio. O recurso foi aos poucos sendo adaptado ao potencial do streaming e ao maravilhoso mundo do YouTube, gerando muito mais audiência e receita, como nenhuma outra estação de rádio soube fazer.

Nesta terça-feira, 5 de novembro, Tutinha, herdeiro de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, inaugurou um novo complexo de estúdios da Jovem Pan, visando ao nascimento da Panflix, uma plataforma de streaming com conteúdo extra ao rádio e pronta para ampliar em imagens o repertório que a rádio tão bem tem alcançado no engajamento popular.

O complexo de estúdios leva justamente o nome do visionário Antonio Augusto Amaral de Carvalho e conta com quatro estúdios com videowall, telão 4K e sistema de áudio e vídeo 100% digital. O complexo aumentou a capacidade da emissora na produção e distribuição de conteúdo, com rádio AM e FM, redes sociais e serviços de streaming no You Tube.

A nova estrutura, totalmente digital, fica no 20° andar do mesmo prédio que tradicionalmente abriga a Jovem Pan, rádio que também ocupa 24º (News e rede FM) e o 14º andares do edifício Sir Winston Churchill, no número 807 da Avenida Paulista. O complexo faz parte do projeto Panflix, que também incluirá SmarTVs, smartphones, tablets e também em outros dispositivos com inteligência artificial.

Para celebrar o Jornal da Manhã que promoveu a inauguração, a Pan convidou o governador de São Paulo João Doria Jr. e Joseval Peixoto, nome que pertenceu ao staff da Joem Pan por 52 anos e se despediu da emissora em dezembro passado.

Muito em breve, a Pan vai lançar novos programas e abastecer o conteúdo da Panflix, a princípio acessada gratuitamente via YouTube, inclusive cm uma nova versão do Pânico, que perdeu sua vaga na TV, mas continua causando muito barulho no rádio e terá de volta algumas panicats para atender aos anseios da tela.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione