Kantar Media começa a mensurar ecos da TV no Facebook
A Kantar Media, grupo ao qual pertence a Kantar IBOPE Media, que já mensura os ecos da televisão no Twitter, começa agora a aferir o engajamento da audiência também pelo Facebook, com rankings sobre os programas mais comentados na plataforma. É o que o instituto chama de “Social TV”, ver TV com sua rede de amigos, conhecidos ou seguidores.
“Trabalhar com o Facebook na incorporação desses dados fortalece o nosso serviço e fornece aos clientes uma visão mais completa do impacto da TV nas mídias sociais”, afirma Carlos Sanchez, diretor de Social TV da Kantar Media.
Para programadores e produtores, os rankings, feitos de comentários, compartilhamentos e reações, ajuda a traçar um conhecimento sobre o que, quem e por quê repercute. Assim como nos relatórios do Twitter, os clientes podem acessar informações demográficas, como idade e gênero.
A iniciativa reforça o valor do hábito de assistir televisão ao mesmo tempo em que se interage nas redes sociais, mensurando as influências, causas e efeitos disso.
A ferramenta original – Kantar Twitter TV Ratings (KTTR) – foi lançada em 2014 e ampliou o poder da televisão ao rastrear conversas sociais e emoções sobre conteúdo de TV no Twitter. A Band,m por exemplo, é muito bem sucedida nas ações do “Masterchef”, conseguindo até dar ao público a ideia de que o programa, gravado com meses de antecedência, é ao vivo. O KTTR tornou-se a métrica oficial da indústria no Reino Unido e, desde então, foi levado para Espanha, Filipinas, Brasil, Argentina, Colômbia e Turquia. A partir deste mês, a solução também estará disponível no Peru.
Num prazo não muito distante, a Social TV da Kantar Media quer incluir nessas métricas também o Instagram.