Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Kantar Media começa a mensurar ecos da TV no Facebook

A Kantar Media, grupo ao qual pertence a Kantar IBOPE Media, que já mensura os ecos da televisão no Twitter, começa agora a aferir o engajamento da audiência também pelo Facebook, com rankings sobre os programas mais comentados na plataforma. É o que o instituto chama de “Social TV”, ver TV com sua rede de amigos, conhecidos ou seguidores.

“Trabalhar com o Facebook na incorporação desses dados fortalece o nosso serviço e fornece aos clientes uma visão mais completa do impacto da TV nas mídias sociais”, afirma Carlos Sanchez, diretor de Social TV da Kantar Media.

Para programadores e produtores, os rankings, feitos de comentários, compartilhamentos e reações,  ajuda a traçar um conhecimento sobre o que, quem e por quê repercute.  Assim como nos relatórios do Twitter, os clientes podem acessar informações demográficas, como idade e gênero.

A iniciativa reforça o valor do hábito de assistir televisão ao mesmo tempo em que se interage nas redes sociais, mensurando as influências, causas e efeitos disso.

A ferramenta original – Kantar Twitter TV Ratings (KTTR) – foi lançada em 2014 e ampliou o poder da televisão ao rastrear conversas sociais e emoções sobre conteúdo de TV no Twitter. A Band,m por exemplo, é muito bem sucedida nas ações do “Masterchef”, conseguindo até dar ao público a ideia de que o programa, gravado com meses de antecedência, é ao vivo. O KTTR tornou-se a métrica oficial da indústria no Reino Unido e, desde então, foi levado para Espanha, Filipinas, Brasil, Argentina, Colômbia e Turquia. A partir deste mês, a solução também estará disponível no Peru.

Num prazo não muito distante, a Social TV da Kantar Media quer incluir nessas métricas também o Instagram.

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Cristina Padiglione

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