Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Lucinho Mauro volta a gravar ‘Escolinha’ e homenageia o pai

Lúcio Mauro Filho e Bruno Mazzeo no primeiro dia de gravações da 5ª temporada da "Escolinha do Professor Raimundo"/Estevam Avellar/Divulgação

Apenas um dia depois de se despedir do pai, Lúcio Mauro, Lúcio Mauro Filho iniciou as gravações da 5ª temporada da “Escolinha do Professor Raimundo – Nova Geração”. O retorno ao expediente foi dedicado ao veterano, presente naquela sala de aula como Aldemar Vigário nos idos de Chico Anysio, com quem contracenou por décadas, desdobrando-se em vários papéis.

O herdeiro, em cena com Bruno Mazzeo, também revivendo o professor Raimundo que foi de seu pai, agradeceu o carinho dos colegas com o legado do pai.

Nos bastidores deste primeiro dia, o elenco se reuniu numa grande roda, antes de entrar no set. “Eu particularmente hoje estou muito feliz por estar amparado pelo afeto dos meus colegas”, disse Lucinho. E a diretora artística Cininha de Paula dedicou o programa ao amigo, que recebeu os aplausos do elenco e de toda a equipe: “O dia hoje é em homenagem ao Lúcio Mauro”, anunciou.

O próprio Lúcio Mauro teve chance de participar brevemente do início deste revival da “Escolinha”, certamente o mais bem-sucedido projeto do gênero, e tanto assim que já segue para mais uma safra de episódios, com espaço certo na TV fechada e na TV aberta. Na ocasião, fez um faxineiro que aparecia no primeiro dia de aula.

Aldemar, como se sabe, conta histórias improváveis sobre o quixotesco professor Raimundo Nonato, quando ele ainda era criança lá em Maranguape, no Ceará, terra de Chico Anysio. O relato vem sempre sem anunciar de quem se trata, para, ao final, evocar a suspeita dos outros alunos, que, diante das provocações de Aldemar para adinhar “quem? quem? quem?”, digam, em coro, o nome “Raimundo Nonato!” Todo mundo sabe como a piada vai terminar, mas a diversão está na evolução da história, rica em detalhes, contada por Aldemar, até desembocar no nome que todos já esperam pronunciar.

A maioria dos “alunos” volta à classe nesta etapa. Uma das ausências sentidas será a de Pedro Pedreira, personagem em que Marco Ricca brilhantemente assume o personagem que foi de Francisco Milani. O ator não conseguiu conciliar a agenda de gravações do programa com seu expediente em “Órfãos da Terra”, novela das seis que vai muito bem, obrigada.

Marcelo Adnet se mantém como Rolando Lero, assim como Otaviano Costa, com Seu Ptolomeu, e Mateus Solano, oba, como Zé Bonitinho. Na nova temporada, tem Marcos Vera revivendo o bêbado João Canabrava, papel criado por Tom Cavalcante no original, e Leandro Hassum refazendo Mazarito, personagem de Costinha.

Vamos à escola.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione