Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Mulher: Expectativa x Realidade’: GNT traz um retrato do momento

Somos realmente tudo aquilo que estamos tentando vender que somos na tecla do tal empoderamento feminino, ou muitos itens vão ficando pelo caminho da torcida, sem o desejado gol no placar?

“Mulher: Expectativa X Realidade” é o documentário que o canal GNT coloca no ar nesta quinta (25), ou melhor, sexta, já que vai ao ar à 0h30. Narrado pela atriz Samara Felippo, o filme discute a desigualdade de gênero a partir de entrevistas com convidadas como a historiadora Mary Del Priore, a deputada federal Tabata Amaral, a escritora e cientista política Débora Thomé, Sandra Vale, da ONG Potência Diversa, Alana Nascimento, repórter do Voz nas Comunidades e a jornalista e influenciadora digital Alice Pataxó.

A produção promete um retrato sobre os desafios que a mulher enfrenta no ambiente profissional e pessoal, indo ao ar no dia da Erradicação da Violência contra a Mulher. O filme apresenta ainda especialistas, dados atuais, imagens de arquivo, animações inéditas e uma trilha sonora feminina, comandada por Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina brasileira.

Na sociedade do patriarcado, o documentário aborda a necessidade de mudança na sociedade por meio de blocos temáticos como “A Mulher e o Trabalho”, “Representatividade Feminina na Política”, “A Mulher Negra”, “Sociedade Machista”, “Padrões Sociais”, “Divisão Sexual do Trabalho Doméstico”, “Maternidade/ Casamento”, “Assédio Abuso”, “Crianças do Futuro”, “Sexualidade”, “Violência contra a Mulher”, “A Mulher e o Futuro ou o Futuro da Mulher”.

As mulheres, no caso do título, estão na frente e atrás das câmeras.

“O período de pandemia deixou ainda mais evidente as desigualdades que se manifestam desde a divisão do trabalho doméstico até violência sofrida por mulheres, que aumentou muito durante o isolamento social. O filme aborda esses temas de uma maneira bastante profunda e ao mesmo tempo delicada”, diz Mitzzi, que além da direção assina o roteiro e a produção.

A produção é da Mude Filmes, com apoio de Movietrailer, Gênero e Número, Instituto Azmina e Cinecolor Digital, de Mitzzi Carvalho e produção musical de Isabel Brant. A atração também ficará disponível no Globoplay, no dia 26, para os assinantes do Globoplay +Canais ao vivo, e faz parte da programação do GNT em homenagem à campanha do combate à violência contra a mulher.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione