Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Netflix doa mais R$ 3 milhões a profissionais do audiovisual no Brasil

Crédito: Ancine/Divulgação

Mais uma vez, vem da iniciativa privada, e não dos cofres públicos, um sopro de apoio aos profissionais do audiovisual que se encontram em dificuldade por causa da paralisação de produções durante a pandemia.

A Netflix doará R$ 3 milhões a trabalhadores da área que comprovadamente se mostrem necessitados de ajuda neste momento. A plataforma já doou R$ 5 milhões no início da crise sanitária, no ano passado, para os mesmos fins. A verba é depositada em um fundo administrado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), com o objetivo de apoiar a comunidade criativa na retomada gradual da produção audiovisual em todo o país.

A iniciativa engloba cerca de 2.500 trabalhadores e freelancers do setor. Produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção, como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros, são elegíveis para solicitar o benefício –um único depósito no valor de R$1.100. Os beneficiários não precisam ser associados do ICAB.

As inscrições começam nesta terça (15) e devem ser feitas por meio de formulário online na página do ICAB (icabrasil.org). O instituto revisará cada inscrição e determinará, em até 15 dias, quem pode receber o benefício. O formulário ficará disponível durante dois meses ou até que os recursos do fundo se esgotem.

Na rodada do ano passado, 4.950 profissionais foram beneficiados pelas doações, no valor de R$ 1.045 a cada um.

A doação da Netflix para o ICAB faz parte dos esforços do fundo mundial de US$150 milhões, anunciado pelo serviço de streaming em março de 2020. O montante vem abastecendo profissionais do audiovisual nos países onde a produção acontece em larga escala para o catálogo da Netflix.

O ICAB é uma entidade sem fins lucrativos inspirada em institutos audiovisuais internacionais que contribuem para a formação e atualização de profissionais do setor, com apoio da associação Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), que reúne mais de 600 produtoras de todo o país.

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Cristina Padiglione

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