Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Série do Futura mapeia SP por meio dos zeladores de seus cartões-postais

Horrana, assistente curatorial do Masp, uma das retratadas na série documental. Crédito: Divulgação

Vale dar um passeio por São Paulo mapeado pelos personagens que cuidam de alguns dos principais cartões-postais da cidade. É bem possível que no corre-corre desta metrópole, muita gente passe todos os dias diante do relógio da Estação da Luz sem jamais se dar conta de  que há alguém zelando pela manutenção daqueles ponteiros. E no Rio Tietê, será que alguém mergulha por ossos do ofício?

Esta é a proposta da série Retratos Urbanos, série documental que estreia nesta terça-feira (7) no Canal Futura, às 22h55, com 13 episódios de cinco minutinhos cada. Ali estão profissionais que circulam pelo Masp, pelo cemitério da Consolação, pelo estádio do Pacaembu, pelo mercadão, pelo Thatro Municipal e por outros cantos da Pauliceia.

Por meio do perfil de cada um, o programa revela curiosidades sobre os espaços onde eles trabalham.

Com produção da Galeria Filmes, o título foi criado por Pablo de Sousa e tem direção de Bruno Vergueiro.

A montagem procura estabelecer o sentimento de pertencer e trabalhar na cidade, com trilha feita sob encomenda para cada episódio. Outro recurso que alimenta o conteúdo é manter em off, em boa parte da edição, a voz dos entrevistados, enaltecendo o cenário narrado por eles.

Eis aqui a lista dos retratados em suas molduras de cada cartão-postal:

1. Francivaldo Gomes, “Popó –  Guia turístico do cemitério da Consolação, que trabalhava como sepultador quando decidiu estudar a história da arte tumular até tornar-se guia de visitas no local.

2.Cláudia Ontivero – Veterinária do Zoológico de São Paulo, que no mesmo dia em que trata de sapos que cabem na ponta de um dos dedos, cuida de um elefante de duas toneladas.

3. Giuseppe Puorto – Herpetólogo do Instituto Butantan, que cuida de serpentes e conta como aprendeu a respeitar esses animais peçonhentos.

4. Augusto Fiorelli – Relojoeiro da Estação da Luz. Nos últimos cem anos, apenas três pessoas cuidaram do relógio que desponta na popular Estação da Luz. Um deles é Augusto Fiorelli. O relojoeiro herdou o ofício do avô e revela como é trabalhar com uma tecnologia quase em extinção.

5. João Levi Miguel – Comerciante do Mercadão, que um dia sonhou ser artista, tem uma banca de queijos onde encontra centenas de pessoas diariamente.

6. Edson da Silva, “Sorriso” – “Locutor do Pacaembu”. O sambista Edson Sorriso empresta sua voz ao estádio e cria frases que animam as arquibancadas como a famosa: “o seu, o meu, o nosso Pacaembu!”.

7. Horrana Santos – Assistente curatorial do Masp, uma voz importante no museu que,  para além de cartão postal de São Paulo, é uma instituição que se mantém visionária na maneira como recebe e exibe obras de arte.

8. Sandra Monay – Atendente da Biblioteca Mario de Andrade. Diariamente, exerce  a função de como aproximar as pessoas dos livros e fazê-las sentir-se inclusas numa biblioteca.

9. Teodora Carneiro, restauradora da Pinacoteca. Assim que uma obra de arte se conclui, ela já está em degradação. Mofo, luz, calor. O trabalho de Teodora na Pinacoteca é justamente fazer com que as obras cumpram o seu destino: a imortalidade.

10. Cícero Pereira – Faz-tudo do Parque do Ibirapuera. Cícero tem orgulho em ser o funcionário público mais antigo do parque e um verdadeiro “faz-tudo”.

11. José Leonídio Santos –  Mergulhador do Rio Tietê. Leonídio já mergulhou mais de 3000 vezes no Rio Tietê sem jamais pegar uma frieira.

12. Sandro Genaro, projetista da Cinemateca Brasileira, logo se adaptou ao fim da película, tornando-se um dos primeiros especialistas no Brasil em projeção digital.

13. Anibal Marques, “Pelé” – Cenotécnico do Theatro Municipal, que vive um dia a dia de equilibrista nos sofisticados espetáculos de ópera, música e dança do Teatro Municipal de São Paulo.

 

Estreia: 7 de janeiro de 2020 às 22h55

Onde: Canal Futura, disponível nas operadoras Oi TV (canal 35 SES-6), Claro TV (canais 87 e 587), Algar TV (canal 228), TV Alphaville (canal 86), NET (canais 87 e 587) e SKY (canal 34), além do portal Futura e do aplicativo FuturaPlay.

Reprises: quartas-feiras às 23h25; sábados às 15h55; quinta-feira às 14h55

Episódios: 13

Duração: 5 minutos cada

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione