Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Novela de Benedito vetada na Globo vira filme

O autor Benedito Ruy Barbosa / Crédito: João Miguel Jr./Divulgação

O autor Benedito Ruy Barbosa / Crédito: João Miguel Jr./Divulgação

Recusada pela Globo como novela, a sinopse de ‘E Se Ele Voltar’, apresentada por Benedito Ruy Barbosa e Marcos Barbosa de Bernardo, seu neto, vai virar filme.

O argumento é assinado por Marcos, de 35 anos, que conta ter essa história na cabeça desde os 17 anos. Trata-se de um grupo de de estudantes de medicina que, iniciando a vida científica e ansiando por uma grande descoberta no campo de pesquisas, encontra uma caixinha preta na praia de Bertioga, caixinha esta que pertenceu ao médico alemão nazista Joseph Mengele. “Em paralelo a isso, tem o pessoal que mora nessa praia”, conta Marcos ao TelePadi.

A história será assinada e dirigida por ele, com colaboração da mãe, Edilene Barbosa, filha de Benedito. “É claro que, desde os 17 anos conversando sobre esse tema com o meu avô, muitas coisas foram sugeridas por ele, que foi quem me falou sobre as histórias que ouvia falar de Mengele, desde criança”. O autor e diretor não sabe se fará contato algum familiar do médico, conhecido como “Anjo da Morte”, mas adianta que nada ficcional será criado sobre ele. “Vamos falar da rede de apoiadores com que ele contou para vir da Argentina pra cá, de Cândido Godoi, a ‘Cidade dos Gêmeos’, até culminar com sua chegada a Bertioga, onde morreu. À parte desses personagens reais, temos toda a ficção com outros personagens”, diz.

Segundo Marcos, que foi assistente de direção de Luiz Fernando Carvalho em ‘Meu Pedacinho de Chão’, Silvio de Abreu, diretor do núcleo de novelas da Globo, teria rejeitado a sinopse por querer evitar abordagem sobre nazismo nas novelas. Benedito contou o caso há um mês ao jornalista Maurício Stycer, no UOL. “O Schroder (Carlos Henrique, diretor-geral da Globo) tinha gostado da história. Disse apenas que levaria ao Silvio de Abreu pra não pular etapas, e o Silvio rejeitou. Mas como o Shroder tinha dado sinal verde, já tínhamos 20 capítulos prontos”, endossa Marcos.

Edilene e Marcos começam a contatar atores que possam compor o elenco, mas outro membro da família, Paula Barbosa, que foi Gina no remake de ‘Meu Pedacinho de Chão’, também de Benedito, é nome certo no cast. “Depois da Gina, que ela fez em ‘Meu Pedacinho’, nem teria como ser diferente”, justifica Marcos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione