Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Novelas antigas inflam audiência da TV Aparecida

Cena do clássico 'O Direito de Nascer', em produção de 2001 exibida originalmente pelo SBT

Novela sempre surte efeito na audiência – até na TV Aparecida. Um ano após abrir vaga no horário nobre para a reprise de títulos antigos e importados, a emissora religiosa viu crescer em 7% sua plateia em toda a faixa nobre, índice impulsionado pelos horários de exibição das tramas (19h, com reapresentação às 22h30, sempre de segunda a sábado).

A essa altura, a TV Aparecida parte para o lançamento do terceiro folhetim nessa faixa. Vem aí “Coração de Esmeralda”, produção da Venevisión, para substituir “O Direito de Nascer”. O espaço foi aberto em 2017, com “A Padroeira”, de Walcyr Carrasco, cedida pela Globo.

Nas contas da TV Aparecida, com base nos dados da Kantar IBOPE Media, o canal alcançou 4,6 milhões de indivíduos na Grande São Paulo e 13 milhões no PNT (Painel Nacional de Televisão),  entre 2017 e 2018.

Para os parâmetros da TV Aparecida, estamos falando em dados que mais se aproximam de uma boa audiência de canal pago do que dos conceitos numéricos normalmente presentes na TV aberta. E, embora a TV Aparecida seja um canal gratuito, seu acesso, via UHF, sempre a posicionou em outro patamar. Estamos falando de 0,44 ponto de média para “A Padroeira, com pico de 1,56 ponto, o que deu ao canal a 5ª posição no ranking das TVs abertas em São Paulo.

Com “O Direito de Nascer”, ainda em exibição, a emissora chegou ao 6º lugar, com pico de 0,92 pontos no último dia 06 de julho.

“Fizemos uma experiência com a exibição da novela A Padroeira em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e o nosso público respondeu muito bem”, diz o Padre Wiliam Betonio, diretor de programação da TV Aparecida. “Por isso, continuamos investindo nesse gênero, sempre com uma escolha muito criteriosa. Esse crescimento de audiência é muito importante porque representa mais pessoas tendo contato com a boa mensagem que a TV Aparecida deseja transmitir para as famílias brasileiras“.

Entre o fim de “O Direito de Nascer”, produção da JPO para o SBT na sua exibição original, e a próxima novela, “Coração Esmeralda”, vista em mais de 50 países, o canal exibirá duas temporadas da série italiana “Mistérios no Convento”, no ar entre 9 de agosto e 15 de setembro.

E quem vê novela na TV Aparecida?

O público é majoritariamente feminino, como nos demais canais (exceto esportes), ocupando aqui uma fatia de 66% do bolo. E de faixa etária avançada: 80% têm mais de 50 anos. Esses dados são da Grande São Paulo. No PNT, as mulheres são 71% e o público acima de 50 compõe 75% da audiência.

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Cristina Padiglione

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