Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Novo festival de audiovisual busca produções que mirem diversidade na infância

Imagem da animação 'Meu AmigãoZão', cujo produtor estará no time de consultores do projeto / Divulgação

Atenção, produtores de audiovisual e investidores do ramo: terminam nesta sexta-feira, 8 de abril, as inscrições para o pitching (concurso) promovido pelo Mif.Kids 2022, novo projeto de Carla Esmeralda, que deixou a feira R2C (Rio2C, ex-RioContent Market) para se dedicar ao nicho infantil. A empreitada tem como parceiros Luíza Lins, da Mostra Internacional de Cinema Infantil, e Paulo Barata, ex-diretor dos canais Universal, da GloboSat, agora agrupados como Canais Globo.

O foco do pitching, batizado como Lab Infâncias Diversas,  seleciona projetos audiovisuais que tenham como foco a diversidade na infância, e visa a apoiar, desenvolver e apresentar ao mercado de TV e streaming 9 projetos.

O Mif.Kids 2022 é uma iniciativa pioneira no Brasil no segmento de audiovisual para infância e se propõe a apresentar, desenvolver, negociar, agenciar e vender projetos dedicados a crianças para o mercado audiovisual. As inscrições estão valendo pelo site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/mifkids/. O resultado será conhecido até 14 de maio.

O alvo da vez prioriza a pluralidade como tema, universo, protagonismo ou personagens, inclusive por trás das câmeras. A presença da diversidade na criação, direção e roteiros será levada em conta.

E de onde vem esse nome, pitching, tão usual no mercado audiovisual? No dicionário de business, o termo significa “mercadorias expostas à venda”. Já na linguagem do beisebol , quer dizer “lançar a bola ao batedor”.

“O pitching visa a buscar uma sinalização positiva para o início de negociações, que podem ser para o desenvolvimento, produção ou licenciamento”, explica Carla Esmeralda. “Consiste em uma exposição oral que defina a história, a narrativa e o formato de um projeto audiovisual para uma banca de compradores de projetos. Cada pitching tem suas regras próprias em termos de tempo da exposição oral por parte do autor/produtor do projeto e o tempo de perguntas do comprador”, ela conclui.

A ideia é apoiar realizadores em seus projetos e prepará-los para uma apresentação ao mercado, por meio de consultorias especializadas que acontecerão entre 1º e 15 de junho.

O Lab Infâncias Diversas conta com mais de dez consultores que ajudarão cada equipe a aprimorar o desenho narrativo dos seu projeto. O time inclui Aline Belli (“Peixonauta”), Andrés Lieban (“Meu AmigãoZão” e “Toquinho no Mundo da Criança”), Ale McHaddo (“Osmar, a primeira fatia do pão de forma”), Carolina Sanches (fundadora do Lerconecta), Cássio Pereira dos Santos (diretor de “Valentina” e “Marina não vai à praia”), Flavia Lins e Silva (roteirista de “Detetives do Prédio Azul”), a roteirista Marcia Zanelatto, o diretor e roteirista Marton Olympio, Michel Carvalho (roteirista de “Torre das Donzelas” e “Malhação”), Renata Sofia (colaboradora das séries “Temporada de Verão” e DPA”), Rosane Svartman (roteirista de “Tainá 3” e “Pluft”), Jefferson Dê (diretor de “Escola de Gênios”/ Gloob) e Pedro Paulo Andrade (diretor e roteirista de “O Melhor Som do Mundo”).

Os selecionados também serão premiados com a participação no Pitching do Encontro de Mercado do Mif.Kids 2022, em Florianópolis, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho. Cada autor apresentará seu projeto para uma plateia de até 30 executivos, somando streamers, canais, produtoras e distribuidoras. No Pitching do Mif.kids serão oferecidos 8 minutos para a apresentação e 12 minutos para perguntas do comprador.

“Incontáveis pesquisas mostram quanto sofrimento poderia ser evitado às crianças se os conteúdos que elas veem diariamente fossem espelhos mais generosos e inclusivos de crianças e adultos de todas as culturas, etnias, corpos, identidades, jeitos de ser, de viver, de amar e de pensar”, diz Luiza Lins.

A organização do Mif.Kids custeará a viagem e hospedagem dos selecionados para a apresentação de seus projetos no Encontro de Mercado, em Florianópolis.

O Mif.Kids 2022 é uma realização da Lume Produções Culturais em parceria com a Esmeralda Produções, com produção associada de Paulo Barata. Tem o patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA / BRDE / Ancine (Agência Nacional de Cinema) / Fundação Catarinense de Cultura – Prêmio Catarinense de Cinema 2019 – Governo do Estado de Santa Catarina.

Cronograma:

14/03 a 8/04: Inscrições de projetos para o Lab Infâncias Diversas, em www.mostradecinemainfantil.com.br
14/05: Divulgação dos 9 projetos selecionados para o Lab Infâncias Diversas
01/06 a 15/06: Realização do Lab Infâncias Diversas – Online
29/06 a 01/07: Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil – Presencial
01/07/2022 a 01/07/2023: Pós-pitching & Agenciamento

BOAS PERSPECTIVAS

Nada mais equivocado do que tomar o fim do espaço infantil na grade das emissoras comerciais de TV aberta como um declínio do setor. Se a gente lembar que 90% do que chamavam de programação infantil na TV aberta comercial era composto por títulos importados, distribuídos em larga escala pelo mundo todo, a custos bem mais baixos do que produzir entretenimento no Brasil, veremos que o alto volume de realizações nessa seara, hoje, incluindo dramaturgia e animação, é um avanço para a indústria brasileira.

Se as grades comerciais abertas se fecharam aos infantis, um grande número de outras telas se escancarou, graças aos serviços de streaming, a canais de TV paga e a festivais de cinema no mundo todo, apoiados por iniciativas públicas e privadas.

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Cristina Padiglione

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