Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘O 7º Guardião’: ex-alunos de Aguinaldo Silva terão créditos atribuídos à sinopse no 1º capítulo

O autor Aguinaldo Silva

Ex-alunos da Masterclass promovida pelo autor Aguinaldo Silva, a mesma em que nasceu a sinopse da próxima novela das nove, “O Sétimo Guardião”, terão seus nomes creditados à coautoria da sinopse no fechamento do primeiro capítulo da trama. Assim diz Aguinaldo ao TelePadi.

No entanto, o chefe do departamento de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, consultado, afirma que ainda não há uma decisão sobre isso, indicando que não se definiu, até aqui, de que forma esses créditos serão contemplados.

A inclusão dos créditos na tela, reconhecendo que a sinopse nasceu na sala de aula, contemplaria, no entender jurídico, a reivindicação de Silvio Cerceau, ex-aluno da Masterclass que prometeu levar adiante, na Justiça, a exigência de assinar a coautoria do folhetim. Cerceau assegura que já conseguiu a adesão de outros ex-alunos à causa, de modo que Aguinaldo Silva acabou por enviar a todos, ainda ontem, uma longa mensagem em que explica que os nomes estarão creditados na abertura do primeiro capítulo, conforme consta no documento de cessão de direitos autorais assinados pelos aprendizes.

“Mandei uma carta aos mesmos lembrando que, pelo contrato de cessão dos direitos de uso do material da Master – que todos, inclusive o Cerceau, assinaram -, os nomes deles aparecerão, sim, no primeiro capítulo, como autores da versão inicial da sinopse e do primeiro capítulo da novela.”

Em contato com o TelePadi, Aguinaldo informa, diretamente de Portugal, onde vem escrevendo, que esta não é uma “novidade” no planejamento da produção: “Não houve nenhuma mudança. Este contrato de cessão dos direitos de uso do material, cedidos à Casa Aguinaldo Silva de Artes no final da Master, foi assinado por todos eles e teve as firmas reconhecidas.”

Ainda de acordo com o autor, “é a legalidade deste documento que leva a Globo a manter o projeto da novela”.

A essa altura, Aguinaldo e seus colaboradores escrevem já o capítulo de número 78, e o desenvolvimento da trama, relata ele, mal remete à sinopse original.

Da parte de Cerceau, a publicação da trama central pelo site GShow, ligado à Globo, deu a ele e a outros alunos da Masterclass alguma disposição para brigar na Justiça. Agora, com a certeza de que a Globo não omitirá a participação deles na sinopse, a batalha jurídica pode ser esvaziada, mas esta ainda é uma novela em andamento.

Na tela, “O Sétimo Guardião” tem estreia marcada para 12 de novembro, sob direção artística de Rogério Gomes, o Papinha.

Leia mais sobre ‘O Sétimo Guardião’.

Globo dá a largada na próxima novela das nove e desvia da realidade

 

.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione