Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Por meio do Saia Justa, Jout Jout mostra os males da cultura do medo

A escritora e vlogueira Jout Jout / Reprodução

Escritora, jornalista e vlogueira, Jout Jout leva ao canal do Saia Justa no YouTube um assunto muito relevante para o mundo em que habitamos hoje, sem que as pessoas se deem conta de seus efeitos ou mesmo do que se trata: a cultura do medo, algo orquestrado para paralisar os cidadãos e incentivar a apatia social.

O vídeo entrará no ar às 18h desta quinta-feira (5), pelo canal do GNT no YouTube, mas terá seu conteúdo parcialmente antecipado pela roda de discussão do Saia Justa da TV, pelo canal pago GNT, na noite desta noite de quarta (4), quando Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Gaby Amarantos e Pitty recebem Manoel Soares, apresentador da Globo e cofundador da Cufa, a Central Única das Favelas.

O quinteto fala sobre seus medos e coragens no dia a dia.

A cultura do medo vai desde o terrorismo pregado pelos programas policialescos da TV, que, vistos à exaustão, incentivam no público o receio de até sair de casa, às fake news do WhatsApp, por onde passam supostas dicas sobre um zilhão de golpes que não existem –o que só atrapalha a divulgação sobre os verdadeiros golpes, confundindo também a cabeça de quem nunca sabe o que vale ou não naquele grande tráfego de mensagens diretas.

Um filme que virou referência sobre o tema é “Tiros em Columbine”, documentário de Michael Moore dos anos 1990, mas sob o viés da obsessão bélica dos norte-americanos. Mesmo ainda sem assimilar os terríveis efeitos das redes sociais nesse processo de amedrontar as pessoas, a ponto de paralisá-las, o livro  “Cultura do Medo”, de Barry Glassner, que inspirou o documentário, já falava sobre a necessida de de selecionar informações para não se deixar abater pela paranoia.

Mas Jout Jout deve pegar bem mais leve para abordar o assunto, que oferece potencial inesgotável para debates de toda ordem.

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione