Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Produzido na TV Cultura, canal da TV Univesp chega a 1 milhão no YouTube

Estúdio da TV Univesp. Foto: Nathalie Bohm/Divulgação

Com espaço nos canais abertos para multiprogramação da TV digital, a Univesp TV, canal da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, funciona no espectro digital a que a TV Cultura tem direito, mas a programação ali em exibição se espalha também pelo YouTube, onde o canal da Univesp TV alcança agora 1 milhão de inscritos.

Prestes a completar 10 anos, o canal da Univesp TV no YouTube soma mais de 9 mil videoaulas e se consagra como um dos canais de educação em língua portuguesa mais acessados no mundo. O objetivo da 4ª Universidade Pública Paulista é ampliar o acesso e expandir o ensino superior público gratuito de qualidade no Estado de São Paulo.

A marca chega ao mesmo tempo em que a Fundação Padre Anchieta inaugura novo estúdio para a emissora e novidades na programação. Convém lembrar que o ensino a distância nunca se mostrou tão necessário, em razão da pandemia.

Com layout moderno, o novo espaço promete mais tecnologia. Uma tela de projeção foi instalada no local, a fim de manter o professor de frente para o aluno.
O estúdio conta com uma área em que os alunos da Univesp poderão ir presencialmente assistir às aulas, assim que a situação permitir, e uma terceira parte para entrevistas com convidados.

A Univesp TV lança também dois novos programas: o Univesp Explica e o Univesp Profissões. O primeiro aborda os cursos disponíveis pela universidade e tira dúvidas de alunos e futuros alunos sobre os cursos ofertados. Já o Univesp Profissões fala sobre as carreiras que os alunos da Univesp podem exercer, contando com a presença de um profissional da área de atuação.

Na TV digital, a TV Univesp é acessada pelo canal 2.2 em São Paulo; 3.2 em Santos e Guarujá; 4.2 em Ribeirão Preto; 10.2 em Campinas e 27.2 em São José dos Campos. Para acessar esses espaços, é preciso estar sintonizado pela TV aberta em sistema digital, fora da sintonia de operadora de TV paga.

“Viabilizamos a distribuição do sinal da Univesp TV para todo o País, através do principal satélite do mercado, o Star One, e para a TV fechada, através da operadora Vivo TV”, conta Fábio Borba, diretor de Rede e Projetos da TV Cultura, responsável pela Univesp TV.

Borba anuncia ainda três novos polos de produção de apoio no interior de São Paulo, por meio de afiliadas da TV Cultura, em Bauru, Araraquara e Limeira, “três centros da educação superior no estado”, diz.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione