Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Projeto Paradiso e SPCine lançam cursos gratuitos para roteiristas

Téo Poppovic, que coleciona algumas estatuetas do Emmy, será um dos professores / Reprodução YouTube

O Projeto Paradiso, que funciona como uma Ong para abastecer os profissionais do audiovisual com conhecimento e aportes financeiros, anuncia inscrições abertas para dois cursos gratuitos voltados a roteiristas principiantes, por meio de uma parceria entre o Paradiso Multiplica, um braço da instituição, e a SPCine, empresa pública paulistana de fomento ao audiovisual.

Até 22 de agosto, profissionais de todo o país podem se inscrever para os cursos Roteiro de Longa e Bíblia de Série. O resultado da selação será divulgadona primeira semana de setembro.

As inscrições podem ser feitas por meio dos links Roteiro de Longa e Bíblia de Série.

Os cursos são para roteiristas principiantes, mas não exatamente crus. O principal critério para ser selecionado é ter um roteiro de longa-metragem ou piloto de série, ou um curta-metragem realizado. Serão oferecidas 60 vagas para cada curso, sendo 50% delas reservadas a moradores de São Paulo e a outra metade para o restante do país.

A seleção também levará em conta a aplicação de critérios de políticas afirmativas da SPCine, dando preferência a mulheres, mães solo, pessoas negras, trans e indígenas.

O curso Roteiro de Longa será composto por quatro aulas, nos dias 13, 15, 20 e 22 de setembro, sempre às 18h, com a mentoria dos professores Guilherme Zanella, Giuliana Monteiro, Nina Kopko e Michel Carvalho.
Já o Bíblia de Série ocorrerá nos dias 27 e 29 de outubro e 3 de novembro, às 19h, e terá Jotagá Crema, Mariana Thomé e Teodoro Poppovic como professores dos módulos.

“O objetivo do Paradiso Multiplica é democratizar o conhecimento e contribuir para a formação de novos profissionais do mercado audiovisual. Assim, ampliamos o acesso ao conteúdo de qualidade com que nossos talentos têm contato através das bolsas que oferecemos”, argumenta Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

A diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira, reforça a importância da construção de novas narrativas por meio do incentivo à formação. “O universo do audiovisual é construído por repertório. É importante instigar nos profissionais, sobretudo os que estão começando, o desejo de contribuir na construção de um novo imaginário, em que histórias diversas, de pessoas diversas, sejam refletidas nas produções”.

O Paradiso Multiplica teve início em 29 de abril de 2020, ao lado da SPCine, com a masterclass da cineasta e roteirista Nina Kopko, diretora-assistente dos longas “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz (vencedor da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2019), e de “O Silêncio do Céu”, de Marco Dutra.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione