Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Record e SBT começam a recuperar audiência após saída da TV paga

Rodrigo Faro, Luciana Gimenez e Ratinho, em nome da Simba, que une Record, RedeTV! e SBT

A saída de Record, SBT e RedeTV! dos pacotes de TV paga na Grande São Paulo causaram forte queda de audiência nas duas primeiras, especialmente, e o impacto foi maior nos primeiros dias de desligamento. Em um estudo que compara a terceira (13 a 19/4) com a quarta semana (20 a 26/4) dessa nova etapa em que Record, SBT e RedeTV! permaneceram apenas na operadora Vivo, já é possível crer que uma parte do público assinante começa a se habituar com as novas necessidades de zapear do sistema pago para o sinal aberto, agora digital.

Como se sabe, as três emissoras se associaram em uma nova empresa, a Simba, disposta a cobrar das operadoras de TV paga um valor pela presença de suas programações nos pacotes de TV por assinatura. Não houve acordo e as três ficaram de fora dos pacotes pagos, exceção feita à Vivo, que demonstrou alguma disposição em negociar algum valor pelos sinais.

Na comparação entre as semanas de 13 a 19/4 e 20 a 26/4, a Record TV apresentou leves oscilações, destacando-se nas faixas vespertinas e noturna, recuperando 05, ponto em cada horário. Na média/dia, a Record foi de 6,0 para 6.4 (+7%), o SBT, de 5,8 para 6.0 (+4%), a Globo subiu de 16.1 para 16.6 (+3%), Band de 2.6 para 2.5 (-4%).

Já o segmento de canais pagos se manteve com 10.8 pontos nesse período. O Total de TVs ligadas também cresceu, de 48,6% para 49.9% (+3%).

Na análise do período total pós-desligamento analógico, de 30 de março a 26 de abril, em comparação com o mês imediatamente anterior à chegada do sinal digital (de 2 a 29/3), a Record perdeu cerca de 25% de sua audiência na média/dia (de 7.9 para 6.0).

No SBT, a perda foi de 9% na faixa vespertina e de 14% no período noturno. A média/dia na TV de Silvio Santos foi de 6.3 para 5.7 (-11%).

A Globo confirmou a tendência dos primeiros dias de sinal digital, sendo beneficiada com 4% na média/dia, de 15,9 para 16,5 pontos, com ênfase para a faixa matutina, quando cresceu 8%.

Os Canais Pagos cresceram 11% (de 9,8 para 10,8 pontos) na média/dia.

Entre as três, a Record endossou que tem o público de maior poder aquisitivo, e por isso foi a mais prejudicada com o corte do sinal nas operadoras de TV paga. Mensurando apenas o universo de domicílios com payTV, a Record TV perdeu 52% de sua audiência diária, indo de 6,4 para 3,1 pontos. O SBT perdeu 44% (4,0 para 2,3 pontos), enquanto a Globo cresceu 7% (de 14,8 para 15,8). Os canais pagos subiram 12% (de 18,9 para 21,1 pontos).

Ao longo deste período pós-desligamento analógico, exceto na semana da Páscoa, a Record vem crescendo: de 5,4% na primeira semana para 6,4% nesta última. Dos cerca de 2,5 pontos perdidos na primeira semana, recuperou cerca de 1 ponto ou 35% nesta última semana, considerando também que nesta semana aumentou o Total de ligados em TV (49,9%).

Agora, no universo de domicílios sem TV por assinatura, não foram constatadas oscilações significativas de um período para outro.

Os dados são da Kantar Ibope, todos da Grande São Paulo, mas no Distrito Federal, desde 27 de março, SBT, Record e RedeTV! também deixaram os pacotes de TV por assinatura, com exceção da Vivo.

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Cristina Padiglione

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