Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

SBT bate a Globo no Rio com Fla x Flu, mas placar em São Paulo é modesto

Final Flamengo x Fluminense: transmissão pelo SBT

A partida que deu ao Flamengo o título de campeão do campeonato Carioca, em duelo com o Fluminense, levou o SBT a bater a Globo, com saldo de 27,2 pontos x 26,5, segundo dados preliminares de audiência. É bem possível que esses números gerem um empate no resultado consolidado do dia seguinte, pelo instituto Kantar Ibope. Mas, na prévia, a vantagem do SBT foi clara.

Já na Grande São Paulo. O SBT obteve 11, 5 pontos de audiência, de novo segundo dados preliminares da medição de audiência, ante 31,8 pontos da Globo e  4,7 pontos da Record.

Excepcionais no Rio, os méritos do SBT em São Paulo, praça que mais interessa, em razão do faturamento publicitário, estão dois pontos acima do que a emissora vem alcançando com os programas mais vistos do último mês. A média geral do SBT despencou durante a pandemia. Assim, a exibição deste Fla x Flu ganhou mais vitrine do que teria no YouTube,  mas o placar da audiência não fica muito além dos patamares alcançados, por exemplo, pela “A Praça É Nossa” até os últimos episódios inéditos do humorístico.

Resumo: melhorou a audiência do SBT? Sim, para os parâmetros recentes, sem dúvida. Mas é algo excepcional para os níveis da TV de Silvio Santos nesses últimos cinco anos em São Paulo? Não, longe disso.

No ranking de audiência, lembrando que esses números normalmente oscilam na consolidação aferida no dia seguinte, quando outros índices se somam ao balizamento, a exibição de Flamengo x Fluminense tampouco arrancou audiência da Globo ou da Record.

Em tempo: cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 203.309 indivíduos. Na Grande Rio, 1 ponto em 2020 corresponde a 121.090 pessoas.

Ou seja, ainda que a audiência não tenha sido uma explosão na Grande São Paulo, o crescimento de público tem seu mérito em razão do curto prazo entre o anúncio da transmissão e o fato em si, reunindo pelo menos três vezes mais gente do que a transmissão dos jogos pelo YouTube, mas ainda metade (em São Paulo) do que alcançaria na Globo, no mais rasteiro dos cenários.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione