Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Selina para presidenta! ‘VEEP’ se despede da HBO a partir de domingo

Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus), sempre escoltada pelo dedicado Gary (Tony Hale) / Reprodução

Não é só “Game of Thrones’ que se despede dos nossos anseios no mês que vem.
As mais premiadas séries no Emmy dos últimos anos, tanto em drama como em comédia, dão adeus ao público nos dias a seguir, e ambas pela HBO.

“VEEP”, celebrada comédia com Julia Louis-Dreyfus, terá sua sétima e última temporada exibida a partir deste domingo, 31, às 23h40, com episódios semanais pela HBO e HBO GO.
Se você nunca parou para ver por que Julia ganhou três edições seguidas do Emmy como melhor atriz de comédia, e por que a própria série levou três estatuetas do mesmo Emmy na categoria que lhe cabe, por favor, rebobine a fita, como diriam os mais antigos como eu.

Todas as temporadas estão disponíveis na HBO GO, para assinantes, evidentemente. Mas se você é do tipo que só paga pela programadora ou serviço de streaming mais caro durante a exibição de “Game of Thrones”, aproveite para ver “VEEP” todinha de cabo a rabo. Afinal, a última temporada estreia ainda no último dia de março, e é possível resgatar tudo a partir do dia seguinte, se é que você só pretende pagar pelo serviço de abril para frente, até o fim de “GoT”.

(Reparem que eu confio no ser humano e nem cogito aqui o exército de gente que tem o hábito de piratear códigos e sinais para ter acesso aos títulos ditos premium).

“VEEP” tomou corpo quase paralelamente à série de drama que também tinha como eixo a Casa Branca. Felizmente, o desfecho da comédia será mais feliz que o drama, no caso, “House Of Cards”, alterada em função das acusações de assédio sexual que atingiram seu protagonista, Kevin Spacey (e só a Netflix parece que não tinha conhecimento sobre o péssimo comportamento de seu astro maior, também produtora do título que fez a fama de Frank Underwood).

Selina Meyer, a vice-presidente vivida por Julia, é acidentalmente mais esperta que Frank, e também sabe trapacear, mas infinitamente com mais ética que o outro vice.
Assim como Frank, uma série de circunstâncias vão torná-la presidente dos Estados Unidos e candidata à eleição no pleito seguinte, com a diferença que ela não vai matando gente que cruza o seu caminho.
A comédia também nos permite traçar mais paralelos com o cenário brasileiro porque ri sem pudor do descrédito que atinge os vices, até que eles se tornem titulares.

Embora tenha feito também a comédia “The News Adventures of Old Christine”, Julia encontra em “VEEP” a solidez que lhe faltava para provar que seu valor independe do fenômeno que a consagrou: “Seinfeld”. Por muitos anos, dizia-se que nenhum dos quatro protagonistas da série, amigos de Jerry Seinfeld, haviam conseguida emplacar mais um só sucesso.
Julia – e o próprio Seinfeld, com seu talk show a bordo de um carro e um café – desmentem essa previsão. Melhor assim.

THE LAST SEASON

Nesta nova temporada, “VEEP” mostra a personagem ganhando força no início das eleições primárias, ao mesmo tempo que enfrenta as ameaças dos seus principais adversários, incluindo o então parlamentar Jonah Ryan. O grupo que cerca Selina na sua carreira política também está de volta, só que desta vez, sem Mike, o ex-porta-voz, que foi substituído pelo repórter Leon West.

Enquanto isso, Amy tenta entender seus sentimentos em relação à gravidez e a Dan, que parece não estar disposto a abrir mão da vida de playboy por causa da paternidade. A equipe conta também com o fiel assesssor Gary, o arisco Bem e o obcecado por números Kent, além de Richard, o novo integrante.

O elenco da série inclui o ganhador de dois prêmios Emmy® Tony Hale como Gary, o dedicado assistente pessoal de Selina; a indicada ao Emmy® Anna Chlumsky como Amy, seu braço direito; o indicado ao Emmy® Matt Walsh como Mike, seu ex-porta-voz; Reid Scott como o superambicioso Dan; Timothy C. Simons como Jonah Ryan, que agora é deputado; Kevin Dunn como Ben, o chefe de campanha; o indicado ao Emmy® Gary Cole como o analista Kent; Sam Richardson como Richard, um modesto integrante da equipe; e Sarah Sutherland como Catherine, a filha de Selina.

“VEEP” é uma criação de Armando Iannucci e tem produção executiva de David Mandel, Frank Rich, Julia Louis-Dreyfus, Lew Morton, Morgan Sackett, Alex Gregory e Peter Huyck.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione