Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

‘Somos contra a ignorância’, avisa Zeca Camargo sobre novo programa da Band

Mariana Godoy e Zeca Camargo apresentam novo matinal da Band / Reprodução Instagram Band

Na condição de diretor executivo de produção da Band, Zeca Camargo falou sobre o novo matinal da emissora, que estreia segunda-feira (3), sob o comando de Mariana Godoy.

Ainda sem nome, o programa aguarda o resultado de uma enquete submetida ao público, via Instagram (@bandtv) a partir das seguintes opções: “Vem com a Gente”, “Nossa Manhã”, “Bom Te Ver” e “Melhor Agora”.

A primeira certeza que se tem ao ouvir os dois falarem sobre a nova atração é que a Band encontrou um caminho de custo bem mais baixo de produção do que o Aqui na Band, implodido no mês passado. A fórmula básica para tanto é contar com vídeos enviados por telespectadores para exibir talentos, cenários ou imagens de culinária. Esse foi o ponto mais martelado pela dupla durante a live, e Mariana repetiu mais de uma vez o pedido para que o espectador gravasse vídeos com o celular na horizontal.

“O Luisinho diz que Uberlândia tem muito pra apresentar pra gente: eu tô esperando o seu vídeo, Luisinho”, disse Mariana, ao comentar uma das várias sugestões recebidas durante a live.

“Vai ter humor?”, pergunta outro internauta. Zeca responde que o programa é muito bem-humorado e há farto material na internet para ser levado ao ar, mas se o espectador tiver talento para humorista, pode enviar o seu vídeo.

Além de ter um custo baixo na produção de imagens e de alimentar a interação do público para o tão cobiçado engajamento da audiência, a fórmula dribla as dificuldades de produção impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Quando alguém questiona se o programa abordará educação, Zeca manda a letra: “Educação é a coisa mais importante, tudo o que acontece na vida da gente depende de educação, a gente nasce muito sem saber nada, e a gente tem a opção de se informar e se tornar uma pessoa mais interessante, mais sábia, mais curiosa, nesse Brasil a gente acredita. A gente é contra a ignorância, muito obrigado se você quiser trazer ela para o programa, mas pode deixar em casa. Traga sua sabedoria, traga sua ignorância também, participe”.

No lugar de todos os comentaristas de antes, Zeca anunciou quatro participações recorrentes no programa, de comunicadores encontrados no YouTube. “Amanhã eles mesmos vão se apresentar”, disse ele, mencionando apenas o primeiro nome de cada um: Verônica, Aldino, Elizângela e Bruno.

A culinária, que não pode faltar, ficará para o final, com Dalton Rangel.

O cenário, ainda em construção, será feito de cores fortes, seguindo os tons vermelho, azul e amarelo do fundo escolhido por Zeca para a live do dia. E terá livros, adianta ele, que poderão ser usados para fontes de informação para a apresentadora ou como dicas ao espectador.

Entre os vídeos propostos ao público haverá o “Dei nó na crise”, sobre histórias de superação e dicas de empreendimentos, “Me dá uma chance?”, com talentos ainda anônimos, e “Vem me visitar”, com imagens que cada um queira exibir de sua cidade.

Tudo muito interativo, que bacana, mas muito dependente da habilidade do público no ofício de video-repórter, mesmo nesse mundo em que todo mundo se acha um youtuber.

“O programa vai ter a sua participação pra mostrar a sua comida, o seu cantinho, e a gente quer dicas de receitas e pedidos de receitas pro Dalton Rangel”, finalizou Mariana.

De toda a apresentação, fica ainda a certeza de que a faixa matinal da Band perde o tom panfletário de política que Luís Ernesto Lacombe vinha dando à atração desde a saída de Silvia Poppovic. O assunto poderá vir à tona, e vem, certamente, porque política está em tudo, mas de modo a contemplar o noticiário factual do horário em que estiver no ar, entre 9h e 11h.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione