Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

TV nanica? Nem tanto: debate leva TV Aparecida ao 5º lugar e ao topo do Twitter

O debate na TV Aparecida, mediado por Joyce Ribeiro / Divulgação

A TV Aparecida não chegou a 1 ponto de audiência na Grande São Paulo durante o debate promovido nesta quinta-feira, 20 de setembro, entre os candidatos à presidência da República.

Isso não significa, no entanto, como significava até bem pouco tempo atrás, que o encontro ali realizado tenha alcançado um público irrisório. É claro que um debate na Globo, na Record, no SBT ou na Band sempre atingirá muito mais gente. Mas o circuito da TV Aparecida, assim como cenas aparentemente sem grande alcance num YouTube, ganha uma expansão muito maior graças às redes sociais.

Os tempos são outros. Na transmissão linear, aquela vista na hora em que o programa está no ar, a TV Aparecida teve pico de 0,85 ponto (na Grande São Paulo, 1 ponto de audiência corresponde atualmente a 71,85 mil domicílios), resultado altamente comemorado pela emissora. É que no ranking das TVs abertas, a TV Aparecida saltou de um oitavo lugar, posição normalmente ocupada pelo canal, para o quinto, atrás de Globo, SBT, Record, RedeTV! e Band, emissora com a qual chegou a empatar.

A 5ª posição, entretanto, foi o posto máximo alcançado por alguns minutos, Na média geral, o canal ficou em 6º.

Só que o debate ganhou outras tantas telas de transmissão, a começar pelo UOL, que exibiu o encontro na íntegra, assim como o Portal A12.com, que engloba TV Aparecida, Rádio Aparecida e Rádio POP FM. Só no streaming do Portal A12.com e do aplicativo, o programa chegou a 60 mil visualizações. Some a isso a transmissão em tempo real via YouTube (240 mil visualizações) e Facebook (190 mil).

No Twitter, o debate chegou ao topo dos assuntos mais comentados, com mais de 580 mil menções. A transmissão via Periscope (ferramenta de transmissão ao vivo do Twitter) alcançou mais de 440 mil visualizações.

Na média da transmissão pela TV, a TV Aparecida obteve 0,6 ponto e alcance de 2,24 pontos. Nas contas da Kantar Ibope, que mensura esses dados, o encontro atingiu, só na tela matriz, 217.810 indivíduos na praça paulistana.

Nos dias que seguem, muitas daquelas cenas serão replicadas pela torcida de cada candidato, via Facebook, Whatsapp e até no próprio Twitter. Isso dá outra dimensão às TVs nanicas.

O debate na TV Aparecida foi ao ar entre 21h30 e 0h30, sob mediação de Joyce Ribeiro, e foi o primeiro com a participação do representante do PT, Fernando Haddad, cuja candidatura foi oficialmente definida no último dia 11.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione