Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

TV Cultura lança programa focado na inclusão e valorização do cidadão negro no Brasil

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente / Divulgação

A TV Cultura estreia na terça-feira (30), às 23h30, o programa Negros em Foco, uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares disposta a dialogar e buscar soluções para inclusão, valorização e empoderamento do cidadão negro na sociedade brasileira.

A apresentação é do reitor da universidade, José Vicente, vai ao ar às 23h30.

O papel do negro na política pauta a edição de estreia, com as participações da secretária de Justiça da cidade de São Paulo, Eunice Prudente, o ex-ministro da Justiça e da Defesa, ex-presidente do TSE e do STF Nelson Jobim, além do cantor e compositor Chico César.

Empreendedorismo, liderança no mercado de trabalho e educação estão na mira das edições seguintes.

“O Negros em Foco foi criado, desenvolvido e apresentado por negros há anos no ambiente acadêmico da Universidade Zumbi dos Palmares”, diz o reitor José Vicente. “Agora, ganha muito mais força com a abertura da TV Cultura para este programa que vai discutir ainda mais o racismo, a inclusão, e as ações afirmativas com o debate com grandes personalidades, negras ou não negras, mas que acreditam que, para chegarmos a um mundo melhor, é preciso haver equidade, combate ao racismo, ações voltadas à educação e aprimoramento dos negros”, conclui.

Vice-presidente da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira observa que o tema tem urgência no debate contemporâneo, até por ter sido por tanto tempo negligenciado: a representatividade da população negra tanto nas instituições públicas como nas organizações privadas do país. “A TV Cultura, como uma emissora pública, tem não só o dever de propor essa discussão como também incluir a pauta em seus programas que vão além do jornalismo.”

Com uma população em torno de 215 milhões, o Brasil apresenta recordes de desigualdade. Em números, os pretos e pardos representam mais de 56% da população brasileira. Em 2018, eles movimentarm cerca de 24% do PIB nacional, cerca de R$ 1,7 trilhão.

No entanto, são hoje 64,3% dos desempregados e 75,2% dos mais pobres no Brasil.

A valorização da cultura negra e o debate em torno da necessidade de inclusão desse segmento majoritário da sociedade têm sido alvo de várias iniciativas no audiovisual, como nunca antes se viu. Mas ainda é possível fazer mais.

Um dos destaques é o Trace, no ar pelo Multishow e pelo GloboPlay.

Na Paramount, salas de roteiro sob o mote Narrativas Negras foram criadas para que a representatividade seja contemplada por meio de histórias, profissionais e temáticas.

A Globo tem se preocupado em trazer profissionais negros para a frente e para trás das câmeras. Na série “Encantado’s”, que acaba de ser gravada para o GloboPlay e será vista no ano seguinte pela TV aberta, a maioria do elenco é negra, assim como suas criadoras, Thais Pontes e Renata Andrade. Um dos poucos atores brancos do cast, Tony Ramos faz o bicheiro de uma comunidade que tem reverencia o Carnaval.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione