Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

TV paga perde quase 90 mil assinantes em fevereiro

A TV paga perdeu mais 89,6 mil assinantes em fevereiro, segundo o último balanço divulgado pela Anatel e noticiado pela publicação Pay TV.

Pelas contas ao fim de fevereiro, o setor conta hoje com um total de 17,37 milhões de pagantes, confirmando a tendência de queda iniciada após novembro de 2014, quando a TV por assinatura atingiu seu ápice, com quase 20 milhões de assinaturas.

Nessa conta de fevereiro estão incluídos 24 mil novos assinantes na base das pequenas operadoras, que agora somam 538 mil clientes.

A perda maior veio do grupo Claro Brasil, com 80,5 mil assinantes a menos, para uma base de 8,43 milhões de pagantes. A maior perda do grupo foi no DTH (da antininha pizza), que sofreu com a saída de 44,5 mil clientes. A NET perdeu 36 mil assinantes, mas continua sendo a maior de todas, com 6,97 milhões de clientes.

A Vivo TV perdeu 18 mil pagantes. A Skyt, 12,7 mil e a Oi TV, 2,4 mil assinantes, fechando fevereiro com 1,59 milhão de clientes.

Os serviços de streaming avançam rapidamente para alterar ainda mais esse cenário, confirmando uma tendência de dar ao espectador a chance de ele assinar os serviços que ele quiser e montar sua programação. Mas pagar por Netflix, Amazon, HBO, GloboPlay, Telecine Play ou canais de esporte, de modo solo, ainda não é uma conta que compense. Assim, as perdas no setor podem ser, antes de mais nada, atribuídas à perda do poder de consumo do brasileiro. Quem ainda consegue driblar a crise econômica continua assinando TV paga e serviços de streaming.

Leia também:

https://telepadi.folha.uol.com.br/globosat-e-som-livre-passarao-se-chamar-apenas-globo-em-2

Globosat e Som Livre passarão a se chamar apenas Globo em 2020

 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione