Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Últimos capítulos: ‘Malhação: Viva a Diferença’ sai de cena e vira referência

As protagonistas de 'Malhação: Viva a Diferença', cercadas pelo diretor Paulo Silvestrini e o criador deste enredo, Cao Hamburger. Foto: Ramón Vasconcelos/Divulgação

Com temas relevantes para o ensino público e a convivência social que respeita diferenças de gênero, de cor e status econômico, “Malhação: Viva a Diferença” se despede da Globo na próxima semana, dia 5, segunda-feira, com grande contribuição ao repertório folhetinesco da TV. A primeira temporada gravada em São Paulo em mais de 20 anos teve autoria de Cao Hamburger e direção artística de Paulo Silvestrini.

A valorização do Ensino Público que permeou o enredo do início ao fim veio bem a calhar em um momento de tantas descrenças vigentes no país, ultrapassando o status de mero merchandising social (termo usado para designar boas ações em produções audiovisuais).

O protagonismo feminino deu-se não apenas para contemplar a audiência da TV, composta, na média geral, por uma maioria feminina, mas especialmente para referendar o papel desempenhado pela mulher na sociedade atual, inspirando meninas e meninos.

Daí a certeza de que “Malhação: Viva a Diferença” não se encerra nesta sexta. A trama ganha um desfecho e sai da tela da TV, mas entra para a prateleira de boas referências a seguir no entretenimento engajado, que sabe divertir a plateia enquanto a educa para um mundo mais bacana.

É sempre alta a expectativa de uma produção que tem os créditos do sujeito que assina o “Castelo Rá-Tim-Bum”, melhor programa educativo da história da TV brasileira, justamente porque o título sabia honrar esse status sem ser enfadonho (muito pelo contrário), além das ótimas “Filhos do Carnaval” (HBO), “Pedro e Bianca” (TV Cultura, e que pena que não houve verba para novas temporadas) e “Que Monstro te Mordeu” (TV Cultura e Discovery Kids).

Mas fazer novela pede mais carpintaria para alcançar no público um nível palatável para digerir reflexões sócio-educativas, abastecendo seu repertório, sem despencar na audiência. É aí que entra mais um grande mérito do Sr. Hamburger e equipe, dignos de aplausos neste cerrar de cortinas.

A seguir, um resumo dos capítulos desta última semana. A novela vai ao ar de segunda a sexta, às 17hy55, na Globo.

Segunda, 26
Cícero deixa a casa de Josefina e Benê questiona a mãe. Tato cuida de Aldo, que resiste à atenção do filho. Keyla insiste para que Roney converse com Aldo. Marta e Luís pedem que Leide tome conta de MB. Ellen divulga o video feito por Dogão, elogiando Dóris e o Cora Coralina. Benê pede ajuda a Juca para finalizar sua letra de música. Flávio afirma a Dóris e Bóris que pedirá o rastreamento do autor do crime cibernético contra a diretora. Edgar e Malu descobrem que seu novo sócio é MB. Mitsuko passa mal. Aldo acusa Roney de ladrão. MB se desespera e Lica o ajuda.

Terça, 27
K1 e Lica amparam MB. Malu se revolta contra o vídeo de Dogão e encomenda uma investigação sobre Ellen. Anderson incentiva Tina a visitar Mitsuko no hospital. Marta revela a Ellen que uma amiga ofereceu uma bolsa de estudos internacional para a menina. Guto sugere que Benê cante sua música. Mitsuko precisa encontrar um doador. MB doa todo o dinheiro que herdou de seu pai. Todos elogiam o clipe dos Lagostins produzido por Anderson. Ellen se surpreende com a falsa notícia divulgada sobre ela e Dóris. Keyla conversa com Aldo, que deixa a lanchonete de Roney. Os médicos descobrem que Anderson é um doador compatível com Mitsuko.

Quarta, 28
Anderson faz sua doação, sem saber que é para Mitsuko. Ellen tenta tirar a notícia falsa da internet e acaba falando com um antigo hacker. Nena confirma para Anderson e Tina que o filho é o doador de Mitsuko. Anderson exige que sua doação continue anônima. Guto convida Cícero para assistir à apresentação musical de Benê. Edgar repreende Malu por plantar a falsa notícia sobre Ellen. Malu suborna K2 para registrar a feira cultural do Cora Coralina. Mitsuko descobre que Anderson é seu doador.

Quinta, 29
Tato e Dogão admiram a instalação de Keyla e K1 na feira do Cora. Fio elogia o trabalho de Taís. K2 registra imagens da feira, a pedido de Malu. Tato fica encantado com Keyla dançando. MB se disfarça para assistir à apresentação de K1. Felipe ajuda Samantha a participar da instalação de Lica. O vídeo de Juca e Clara é um sucesso, e Luís se surpreende. Ellen agradece o apoio de Marta e Luís às suas aulas de programação digital. Cícero chega para a apresentação de Benê e Josefina se preocupa. Mesmo nervosa, Benê consegue cantar na frente do pai.

Sexta e segunda, últimos capítulos: surpresinha

Leia também: A semana em ‘Tempo de Amar’, na Globo

                          A semana em ‘Carinha de Anjo’, no SBT

                          A semana em ‘Apocalipse’, na Record

                           A semana em ‘Deus Salve o Rei’, na Globo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione