Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Viva o ‘Plantananã’: hit do Porta dos Fundos em 2020 bateu recordes com sua ‘Retrospec’

Rafael Infante como Carlinhos Avelar na 'Retrospec', maior sucesso em 2 anos / Reprodução

Quem quiser entender 2020 em menos de quatro minutos, sem perder nada, pode conferir a “Retrospec” de Carlinhos Avelar, personagem de Rafael Infante que fez barulho nas redes sociais, do Instagram ao YouTube, passando pelo Twitter, ao longo do ano todo, com o seu “Plantananã”. A série é mais uma criação da turma do Porta dos Fundos, alvo de mais de 16,7 milhões de inscritos em seu canal no Youtube.

A vinheta de urgência evoca o áudio daquele plantão nervoso do jornalismo da Globo -que, aliás, neste domingo (17) surpreendeu o público ao preceder uma notícia boa (a aprovação da vacina Coronavac pela Anvisa).

A diferença é que Avelar, figura afetada pelo tom efeminado, preza pela ansiedade de narrar os fatos de modo acelerado e gestos frenéticos, divertindo a plateia com sua maratona de palavras e interjeições, sempre em vídeos feitos na vertical, ao gosto do Instagram.

Lançada em 28 de dezembro, a ‘Retrospec’, como foi batizada a retrospectiva do Carlinhos Avelar, é o maior sucesso do IGTV (espaço de vídeos do Instagram) do Porta dos Fundos dos últimos dois anos e está entre o três vídeos  mais compartilhados da plataforma do grupo de humor neste período. 

Ao longo de 2020, o Plantananã somou mais de 18 milhões de visualizações e 2,6 milhões de engajamentos nas redes sociais do grupo (Facebook, Youtube, Twitter, Tik Tok e Instagram).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione