Por Cristina Padiglione | Saiba mais
Cristina Padiglione, ou Padi, é paga para ver TV desde 1990, da Folha da Tarde ao Estadão, passando por Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo

Wagner Moura estará no Roda Viva para falar sobre ‘Marighella’, seu filme

Seu Jorge vive Carlos Marighella no filme dirigido por Wagner Moura / Divulgação

O longo caminho percorrido por “Marighella”, filme de Wagner Moura baseado na biografia de Mário Magalhães sobre o guerrilheiro morto pela ditadura, leva o ator e diretor ao centro do Roda Viva, na TV Cultura, em entrevista ao vivo na segunda-feira (1º), às 22h.

Aplaudido de pé no Festival de Berlim de 2019, o longa deveria ter estreado em 20 de novembro daquele ano, quando a morte de Carlos Marighella (1911-1969) completaria 50 anos. Mas o lançamento foi obstruído por burocracias impostas pela Ancine, a Agência Nacional de Cinema, que tem uma participação na cobertura dos custos de produção, por meio de lei de incentivo.

 

Moura não se vale de eufemismos para chamar o emperro da Ancine de “censura”, visto que não interessa ao atual governo contar a história de Carlos Marighella e sua luta contra o regime militar.

O guerrilheiro, morto em 1969 em uma emboscada na Alameda Casa Branca, em São Paulo, é representado no filme por Seu Jorge. O elenco conta ainda com Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero e Luiz Carlos Vasconcellos, entre outros.

O filme chega aos cinemas na quinta-feira, 4 de novembro, com grande campanha encabeçada por Moura. E a previsão inicial é que a Globo exibiria, em data a definir, o longa fatiado em quatro episódios, como aconteceu com “Alemão”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cristina Padiglione

Cristina Padiglione